Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

centro de documentação e informação desportiva de moçambique: Financiamento às academias vai-nos catapultar - afirma Lucas Sinóia

centro de documentação e informação desportiva de moçambique
centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
Financiamento às academias vai-nos catapultar - afirma Lucas Sinóia
Sep 12th 2012, 08:55

Os

O RECÉM-ANUNCIADO apoio financeiro às academias desportivas por parte do Governo é visto pelo ex-pugilista, Lucas Sinóia, patrono da academia com o mesmo nome como um grande incentivo para o desporto e em particular para o boxe.

 

Para Sinóia, o anúncio feito na I Sessão do Conselho Técnico do Instituto Nacional do Desporto (INADE) recentemente realizado em Maputo, constitui uma luz no fundo de túnel para a sua academia, pois no sector privado os financiamentos já foram procurados, mas sem muito sucesso, ou seja, temos um sector privado que ainda não presta muita atenção ao desporto.

 

 

"Penso que a partir deste apoio, vai-se dar uma alavanca à modalidade e particularmente a nós, que somos uma academia, por isso esperámos que este apoio governamental se concretize", disse.

 

 

De acordo com Sinóia, à semelhança de muitas outras existentes no país, a sua academia passa por dificuldades a vários níveis. O nosso interlocutor fala da falta de botas, luvas e outro tipo de equipamento.

 

 

Por outro, o patrono clama por um espaço físico condigno para a sede da Academia, onde os atletas possam treinar sem qualquer interferência, pois neste momento onde os atletas da Academia se treinam serve par aulas de educação física, portanto, é partilhado com alunos da Escola Secundária Francisco Manyanga.

 

 

" Mas reitero que a decisão do INADE em apoiar academias desportivas compara-se, por exemplo, a uma planta que está a murchar por falta de água e alguém aparece com água para regá-la. É mais um incentivo e vem dar vida à modalidade!", concluiu.

 

 

Em relação ao boxe moçambicano no geral, Sinóia é de opinião que as coisas andam muito mal, à excepção da cidade de Maputo que tem uma associação que movimenta provas.

 

 

"É uma modalidade internamente estagnada. As províncias estão paradas, não organizam nem se quer um torneio durante o ano. Os "Nacionais" são organizados com muito sacrifício. Seria uma mentira se eu dissesse que existe boxe em Moçambique. Agora a nível da cidade de Maputo vale a pena", rematou.

 

 

De salientar que a Academia Lucas Sinóia foi fundada por um grupo de amigos do seu patrono, conta com 40 atletas, 28 rapazes e 12 raparigas, ficando sedeada no populoso Bairro do Chamanculo.Sinóia faz um balanço positivo da participação da sua Academia no recém-terminado Campeonato de Boxe da Cidade de Maputo, prova na qual conseguiu o terceiro lugar.

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário