Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Maxixe: Cidadãos beneficiados com 2.500 BI's, 900 registos de nascimento e 1.000 NUIT's

Fim de SemanaA cidade da Maxixe, na província de Inhambane, acolheu, recentemente, a Campanha Cidadania, uma iniciativa do Standard Bank que visa a emissão gratuita de documentos. Durante este período foram emitidos cerca de 2500 bilhetes de identidade, efectuados 900 registos de nascimento e processados 1000 NUIT’s (Número Único de Identificação Tributária).

A realização da campanha em Maxixe enquadra-se nas acções que o Standard Bank levou a cabo naquela cidade, como forma de ajudar as populações a reerguer-se dos efeitos do ciclone Dineo, que assolou a província de Inhambane no dia 15 de Fevereiro, tendo semeado luto nalgumas famílias, para além de causar danos materiais em muitas infra-estruturas, entre públicas e privadas.

Segundo o gerente do balcão do Standard Bank naquela urbe, Jair Ismael, a campanha de emissão gratuita de bilhetes de identidade, cédulas pessoais e NUIT’s tem em vista garantir que os cidadãos tenham os documentos essenciais para o pleno gozo dos seus direitos e cumprimento dos seus deveres. “A adesão dos cidadãos superou as nossas expectativas e, para nós, isso tem um grande significado.

A campanha Cidadania está a melhorar a vida das pessoas, não só da cidade da Maxixe, mas de todos os pontos do País onde ela (a campanha) já escalou”, considerou Jair Ismael. Já o chefe dos Serviços Distritais de Identificação Civil da Maxixe, Alexandre Benzane, fez uma avaliação positiva da campanha, que, na sua opinião, ajudou a instituição que representa a aproximar-se dos cidadãos.

“A adesão, que foi massiva, fez-nos perceber que há muitos cidadãos que pretendem tratar documentos mas não o fazem por diversas razões, dentre as quais a falta de dinheiro, e o Standard Bank deu-lhes a oportunidade para tal”, afirmou Alexandre Benzane, que fez saber que os Serviços Distritais de Identificação Civil da Maxixe têm atendido entre 80 e 100 pessoas por dia.

Por seu turno, Simão Rafael, presidente do Conselho Municipal da Cidade da Maxixe, louvou a iniciativa do Standard Bank, que deu aos munícipes a oportunidade de tratar, de forma gratuita, estes documentos importantes, sendo de destacar o facto de muitos o terem feito pela primeira vez.

“Esta campanha acontece depois de a cidade (da Maxixe) ter sido assolada por duas catástrofes, nomeadamente as enxurradas e o ciclone Dineo, que destruíram diversas infra-estruturas e acreditamos que muitos munícipes perderam os seus documentos, daí a importância da campanha. É uma oportunidade para eles recuperarem o BI, NUIT’s e os pais efectuarem o registo dos seus filhos”, referiu o edil da Maxixe.

Refira-se que esta iniciativa do Standard Bank abrangeu também as crianças do Orfanato de Cambine, localizado no distrito de Morrumbene, que, a par do Hospital Rural de Chicuque e da Universidade Pedagógica-Delegação da Maxixe, recebeu em Abril último um cheque no valor de 400.000,00 MT (Quatrocentos Mil Meticais), oferecido pelo banco para efectuar obras de reposição das infra-estruturas destruídas pelo ciclone Dineo.

Este gesto resulta do facto de, aquando da entrega do cheque, o banco ter sido informado que muitas crianças ali acolhidas não possuíam documentos de identificação, principalmente o bilhete de identidade.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2qk8t6H

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário