Pesquisar neste blogue

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Primeiros 10 guerrilheiro da Renamo aptos para integrarem PRM

Terminaram nesta terça-feira (03) a formação básica para integrarem a Polícia da República de Moçambique (PRM) os primeiros dez guerrilheiros do partido Renamo no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR). Governo e Renamo não revelam qual a situação dos restantes cinco mil guerrilheiros que deveriam ter sido desmobilizados antes das Eleições Gerais.

Tratam-se de oito homens e duas mulheres que durante 110 dias frequentaram o 1º Curso Básico da Polícia da República de Moçambique (PRM) no âmbito do processo de DDR e que deveria ter abrangido todos os 5.221 guerrilheiros antes das Eleições Gerais do passado dia 15 de Outubro.

“O nosso Comandante em Chefe sempre nos convidou para preservarmos a paz, nós temos que estar as ordens para garantir e proteger a paz, para tal temos que unir os esforços de todos nós para que encontremos soluções para que nós participemos na solução dos problemas do nosso país, os problemas do Centro precisam de nós todos, os problemas do Norte, sobretudo na Província de Cabo Delgado, precisam de nós todos (...) as soluções dos problemas da República de Moçambique está nas nossas mãos” apelou o Comandante-Geral da PRM, Bernardino Rafael.

O Secretário-geral do maior partido de oposição, André Magibire, que testemunhou o acto, tranquilizou: “o processo de DDR está andar, mas não podemos entrar em profundidade dada a sensibilidade das matérias. O que nos cabia cumprir estamos a cumprir, os outros também hão de vir, portanto a Renamo está a cumprir a sua parte”.

Mas a verdade é que a existência de um número não conhecido de militares que ainda não entregou as armas na sua posse e de outros agrupados na auto-proclamada “Junta Militar da Renamo” são violações ao terceiro acordo assinado para a paz em Moçambique que no seu número 5 estabelece que: “O desmantelamento das bases e posições relacionadas com as hostilidades militares deve ser feito em conformidade com o previsto no Memorado de Entendimento sobre Assuntos Militares e concluído, até 21 de Agosto do presente ano.”



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/33FS6kg

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário