Pesquisar neste blogue

terça-feira, 29 de maio de 2012

Jornal Moçambicano Online: Alas degladiam-se na Universidade Mussa Bin Bique

Jornal Moçambicano Online
Notícias de Moçambique Onde Você Estiver.
thumbnail Alas degladiam-se na Universidade Mussa Bin Bique
May 29th 2012, 14:23




A sede da Universidade Mussa Bin Bique, em Nampula, transformou-se num campo de batalha das duas alas do Centro de Formação Islâmica, que reivindicam a direcção da associação, por sinal patrona da universidade.

Na sexta-feira, uma delegação que se diz direcção legítima do Centro de Formação Islâmica (CFI) evadiu a universidade, rescindiu contrato de arrendamento da residência do reitor e meteu queixa na procuradoria provincial.
Mas recuemos um pouco na polémica. A 19 do mês em curso, Casimiro Givá, que dissera ser o presidente legítimo do CFI, teria reconduzido Francisco Alar ao cargo de reitor da universidade, cargo que havia deixado à disposição na sequência do rumo estranho que a universidade estava a tomar. No entanto, na última sexta-feira, uma delegação do CFI, mandatada por Momad Bay, esteve nas instalações da sede da Universidade Mussa Bim Bique em Nampula, para anular todas as nomeações efectuadas por Givá e fazer cumprir o despacho de demissão do reitor da universidade.

Dino Hibrahimo, que diz ser vice – presidente da direcção legítima do Centro de Formação Islâmica, confirma já ter recorrido às autoridades judiciais para responsabilizar Francisco Alar e Casimiro Givá dos possíveis desmandos na Universidade e conta como a polémica começou. "O Doutor (Francisco) Alar pôs-nos a leste de tudo. Tivemos que fazer um documento a cancelar o contrato de casa que nós fizemos e os telefones. Apanhámos a situação de Quelimane – quatro meses sem vencimentos. Fomos a Quelimane e em 18 dias conseguimos pagar três meses de atraso. Quando queríamos partir para Nampula para fazermos uma auditoria à sede, é daí onde parte a confusão. Primeiro, mandámos cancelar as contas todas e não deixámos Alar assinar as contas. Mandámos uma brigada para contabilizar, ele simplesmente proibiu-a. Mandámos uma brigada de contabilidade, ele proibiu-a e fugiu para Maputo."

Mais, realçou que "Nós estamos descontraídos. Já fomos à procuradoria entregar a queixa e a procuradoria vai saber como resolver o problema."
Por seu turno, Faruj Badat, que disse ser presidente da mesa da assembleia-geral do CFI, revela o que, na sua opinião, está por detrás da crise no Centro de Formação Islâmica, que se estende à Universidade Mussa Bin Bique e atacou Givá, que  reclama o cargo de dirigente legal do CFI. "Esse senhor (Givá) tem memória curta. Há meses atrás demitiu o senhor Alar do cargo de reitor e hoje admite-o, de novo, mas a direcção legal do CFI somos nós.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário