O vice-presidente do Congresso Nacional Africano (ANC), Kgalema Motlanthe, é considerado como possível sucessor do líder do partido no poder na África do Sul, Jacob Zuma, durante o congresso agendado para Dezembro do corrente ano, em Mangaung, província de Free State.
Motlanthe, que é também vice-presidente da África do Sul, tem vindo a conquistar angariar o apoio no seio das estruturas do partido em várias regiões sul-africanas, que se preparam para aquela magna reunião.
Numa conferência realizada sábado, para a escolha de candidatos, as regiões de Makhado e Sibukhule, de um total cinco, e que são as mais representativas na província de Limpopo, votaram a favor de Motlanthe como sucessor de Zuma.
As mesmas regiões são "muito" significativas, em termos numéricos para o ANC, o que indica o seu maior apoio ao mais elevado posto do partido no poder na África do Sul.
O semanário sul-africano "Sunday Times" escreve na sua edição de hoje que a maioria dos 320 delegados à conferência votou a favor do vice-presidente.
O Ministro dos Assentamentos Humanos, Tokyo Sexwale, antigo preso político na Ilha de Robben, também anunciou a sua candidatura para liderar o partido.
Ambos, Motlanthe e Sexwale, gozam do apoio da Liga Juvenil do ANC (ANCYL), um dos órgãos mais influentes nas decisões do partido no poder.
(AIM)
SUNDAY TIMES/ JD/SG
Reflectindo: que tal se os nossos partidos fizessem algo igual?
0 comments:
Enviar um comentário