Pesquisar neste blogue

domingo, 20 de maio de 2012

Reflectindo sobre Moçambique: Produzir capitalistas para participarem nos mega-projectos

Reflectindo sobre Moçambique
Um blog que tenta trazer actualidade política de Moçambique para os moçambicanos e amigos de Moçambique vivendo fora do país. Este é também vosso, por isso tem o título "Reflectindo sobre Moçambique". É um dos espaços para debate e comentários. Os vossos comentários são bem vindos.
Produzir capitalistas para participarem nos mega-projectos
May 21st 2012, 04:30

Exploração de recursos minerais.
preços foram estáveis durante a quadra festiva, devido às receitas de exportações encaixadas, em Outubro, pela Vale.
A mineradora brasileira iniciou o escoamento da produção no ano passado, através da linha de Sena e do porto de Maputo.
Ragendra de Sousa entende que o Estado deve criar incubadoras de pequenas e médias empresas para capitalizar os nacionais, no sentido de participarem nos projectos de exploração mineira.
Castel-Branco insistiu mesmo na necessidade de revisão dos contratos com os mega-projectos. Disse que há sete países africanos que reviram os contratos e hoje ganham mais com a exploração dos seus recursos.
Castel-Branco rebateu a ideia segundo a qual a revisão dos compromissos com os grandes projectos descredibiliza o ordenamento jurídico moçambicano. Citou os lucros de mais de biliões de dólares norte-americanos da Mozal e da Sasol e disse que não fazia sentido que os mesmos beneficiassem de isenção.
Para o economista, é preciso encontrar pessoas competentes ao nível do governo para abordarem a questão com os investidores. Um dos países africanos mencionados por Castel-Branco é a Guiné-Conacri, que conseguiu ganhar 500 milhões de dólares com a renegociação dos contratos com os grandes projectos.

Fonte: O País - 21.05.2012

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário