Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de junho de 2012

centro de documentação e informação desportiva de moçambique: Violência nos campos é preocupante - reitera em Chibuto, o Ministro da Juventude e Desportos

centro de documentação e informação desportiva de moçambique
centro de documentação e informação desportiva de moçambique - SAPO Blogs
Violência nos campos é preocupante - reitera em Chibuto, o Ministro da Juventude e Desportos
Jun 28th 2012, 10:49

O MINISTRO da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, manifestou ontem na cidade de Chibuto, em Gaza, a sua preocupação pelo recrudescimento da violência nos campos de futebol, uma situação que segundo aquele governante, está a pôr em causa os esforços do Governo, e da sociedade em geral, de fazer com que os campos de futebol sejam palcos de aprofundamento da amizade entre os cidadãos e, acima de tudo, de fortalecimento da unidade nacional.

 

Segundo o ministro, que falava na abertura do XII Conselho Coordenador do seu sector, tendo em linha de conta, que o fenómeno tende a assumir contornos gravíssimos, está em curso, uma profunda reflexão, envolvendo diversos actores, nomeadamente Ministério do Interior, Federação Moçambicana de Futebol, Liga Moçambicana de Futebol e Associações Provinciais, tendo como objectivo travar imediatamente a multiplicação desta nociva situação, antes que se tenha que chegar ao extremo de se decretar a realização de jogos à "porta fechada" devido ao comportamento irracional de alguns adeptos.

 

"Urge que tomemos medidas duras e consequentes, antes que a violência nos campos de futebol se enraíze, e se propague por todo o país. É imperioso que contenhamos esta malfadada tendência de transformar os nossos campos de futebol, em campos de batalha, através de acções concretas,designadamente de dissuasão e, se necessário for, severamente punitivas", disse o ministro.

 

Aquele governante apelou, na ocasião, para que a sociedade se unisse em torno de ideias de um desporto são, onde a juventude encontre valores mais nobres de cidadania e de patriotismo.

 

Porque o desporto é basicamente praticado por jovens, segundo o ministro da Juventude e Desportos, impõe-se que estes cresçam num ambiente saudável, longe da violência, da droga, do álcool e de outros males.

 

Aquele governante anunciou, por outro lado, que volvidos que foram nove meses após a realização dos X Jogos Africanos Maputo-2011, os frutos do aturado trabalho levado a cabo pela Missão Moçambique já são visíveis, tendo citado como exemplos disso a passagem directa de sete atletas para os Jogos Olímpicos e para os Jogos Paralímpicos, em Londres.

 

 

Trata-se, do barreirista Kurt Couto, do pugilista Juliano Máquina e do judoca Neuso Sigaúque, e pela primeira vez na nossa história do país, estarão nos Jogos Paralímpicos, Maria Muchavo, Guildo Zacarias, Pita Rondão e Celso Simbine, do
atletismo para pessoa portadora de deficiência.

 

 

 

 

Fonte:Jornal Noticias

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário