A construção do sistema de drenagem de águas pluviais já é uma realidade na cidade de Quelimane, capital provincial da Zambézia. Adjudicadas em Novembro do ano passado, as obras só agora se iniciam porque o consórcio Ceta e CMC, que vai construir o sistema, estava empenhado na investigação geotécnica, aquisição de equipamento, montagem de estaleiro e colocação da central de betão.
Por outro lado, tal como havia avançado ao nosso jornal o dono da obra, Millennium challenge Account (MCA), as obras só iriam decorrer no período seco.
De acordo com Fernando Nhapossa, representante do MCA, nesta fase, as obras estão a decorrer sem sobressaltos. O empreiteiro alocou todo o material e equipamento necessários.
O contrato das obras prevê o término para Fevereiro de 2013. Neste período, esforços vão ser empreendidos para que se cumpra com o contrato estabelecido, com vista a "salvar" a cidade Quelimane, que fica submersa sempre que chove.
O projecto de drenagem de Quelimane, ora em curso, vai envolver obras na zona cimento, divididas em duas partes: obras de raiz como a implantação de tubagem na ascensão de 10 quilómetros e abertura de valas num cumprimento de três quilómetros; reabilitação da infra-estrutura já existente, nomeadamente, a tubagem e as galerias que vão ser reabilitadas.
Dentro dos trabalhos da zona urbana estão contempladas a instalação de comportas até aos pontos de descargas das águas que desaguam no rio Cua-Cua.
Já na zona peri-urbana, onde também estão projectadas obras de raiz, será feita uma vala numa extensão de 14 quilómetros.
Em termos de financiamento, estima-se que sejam aplicados 28 milhões de dólares, fundos disponibilizados pelo governo americano em pareceria com o governo de Moçambique.
0 comments:
Enviar um comentário