A ministra do Trabalho, Helena Taipo, exonerou, ontem, o chefe do Departamento de Administração e Finanças do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Jaime Cuambe. Trata-se de uma exoneração que surge no âmbito da polémica gestão dos fundos daquela instituição.
Fontes próximas ao INSS confidenciaram-nos que o Departamento de Administração e Finanças do INSS está a ser alvo de uma série de investigações, visando apurar os reais problemas financeiros naquela instituição de previdência social.
Até à exoneração de Jaime Cuambe, já haviam sido descobertas "muitas coisas naquele departamento", adiantou a fonte, sem, no entanto, avançar detalhes "dessas coisas".
PCA simulou demissão e manda recados A Taipo
A mesma fonte informou ao "O País" que a demissão do presidente do Conselho de Administração do INSS, Inocêncio Matavele, não passou de uma simples simulação visando testar a sensibilidade do primeiro-ministro.
Contou que, de facto, Matavele convocou, na terça-feira passada, uma reunião do Conselho de Administração, na qual um dos pontos era a "demissão do PCA". Só que estranhamente, sem nenhuma justificação, esse ponto acabou não sendo discutido nessa reunião do conselho de administração.
Fonte disse-nos que o argumento de que "a imprensa é que tem estado a especular (sobre a sua demissão)" não corresponde à verdade, porque, na verdade, há uma convocatória que prova que ele teve a intenção de discutir, em conselho de administração, a possibilidade da sua demissão.
A fonte afirmou ainda que Matavele tem razão quando desmente que tenha entregue uma carta de pedido de demissão ao primeiro-ministro, porque, de facto, não meteu nenhuma carta nesse sentido.
0 comments:
Enviar um comentário