As autoridades governamentais do distrito de Bilene-Macia, em Gaza, estão bastante preocupadas com o crescente aumento de casos de suicídios, naquela região do país, com maior incidência na localidade de Ulombe, posto administrativo de Mazivila, que de Janeiro a esta parte registou 16 casos, contra três ocorrências registadas em igual período do ano passado.
A vila da Macia e o posto administrativo de Chissano são as regiões com maior incidência deste tipo de práticas, com o registo de cinco casos cada, sendo que os restantes seis episódios ocorreram em Mazivila e Macuiane, segundo o jornal Notícias.
Na perspectiva de compreender o fenómeno e com vista a alterar o cenário ora prevalecente, a administradora distrital, Sara Guambe tem vindo a trabalhar em parceria com o Ministério Público e o Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM).
Os casos de suicídio, segundo a administradora, resultam, na sua maioria, da ausência de diálogo no seio das famílias.
Para a materialização daqueles actos condenáveis, ainda de acordo com a nossa fonte, os actores recorrem ao uso de cordas e ao fogo posto.
O registo de casos de poligamia, problemas frequentes de adultério, entre outros factores de âmbito social, são igualmente tidos como sendo parte das causas para o recurso a este meio para as pessoas retirarem as suas próprias vidas.
0 comments:
Enviar um comentário