O Ministério da Educação enquadrou, ao longo do ano passado, 74.264 alunos com necessidades educativas especiais em instituições de ensino regular em Moçambique.
Segundo o Ministro da Educação e Cultura, Zeferino Martins, deste número 74 mil foram integrados no ensino primário, 250 no secundário e 14 no superior.
O ministro, que falava sexta-feira durante a sessão de encerramento do Conselho Coordenador em Chidenguele, na província meridional de Gaza, explicou que no âmbito da educação inclusiva, mais crianças, jovens, adultos com necessidades educativas especiais têm vindo a frequentar escolas regulares.
"Estas intervenções permitirão que mais crianças, jovens e adultos frequentem a escola regular, respeitando as diversidades físico-mentais, culturais, sociais, linguísticas, raciais e religiosas e outras particularidades", referiu Martins.
Na ocasião, o ministro salientou que o país tem estado a registar progressos importantes no acesso ao ensino no país, sobretudo ao nível primário que constitui a prioridade do governo que assumiu o compromisso de alcançar a meta de escolarização básica para todas as crianças em idade escolar até 2015.
Moçambique registou crescimento de cinco por cento no número de alunos matriculados no sistema nacional de educação entre 2011 e 2012, contando actualmente com cerca de 5,3 milhões de alunos.
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