Contactados pela nossa Reportagem, os dois candidatos afirmaram que já têm as listas preenchidas, aguardando apenas pelo momento decisivo. Selma Simango disse contar actualmente com o apoio da Associação de Manica. Por seu turno, Guimarães Lucas reafirmou que tem o suporte total da Associação Provincial de Maputo.
Os dois concorrentes desdobram-se à busca de mais apoio. Selma Simango, que ocupa o cargo de tesoureira na FMX desde 2004 e cuja candidatura foi proposta pela direcção cessante, liderada por Pedro Chambule, disse ter já feito os contactos preliminares ao nível das províncias e procedido à divulgação do seu manifesto, que incide na continuidade dos projectos já iniciados, visando a divulgação e massificação da modalidade.
"O nosso objectivo é garantir a transparência na gestão, privilegiando o diálogo para a resolução de possíveis conflitos. É preciso mais um pouco de divulgação do xadrez, porque muitos têm conhecimento da sua existência, mas não sabem onde se dirigir para aprender ou praticar a modalidade. Isso dificulta igualmente a canalização de apoios", referiu.
Selma Simango defende igualmente informes periódicos das Associações Provinciais sobre os seus planos de actividades, gestão e perspectivas com vista a uma acção mais planificada a nível nacional.
Enquanto isso, Guimarães Lucas afirmou que a principal motivação que lhe conduz a concorrer para a presidência da FMX é resgatar o passado brilhante que o xadrez conheceu, caracterizado por um envolvimento massivo de atletas, sócios e simpatizantes. Segundo contou, muitos praticantes e simpatizantes abandonaram o xadrez devido a desinteligências que enfermam a modalidade.
0 comments:
Enviar um comentário