Os "militares" estão isolados no topo com seis pontos, mais quatro que o Ferroviário de Gaza. Enquanto isto, o Estrela da Beira partilha o comando com o Palmeiras de Quelimane, ambos com quatro pontos. Por último, o Desportivo de Nacala está igualmente bem isolado com seis pontos, mais de metade que a dupla Desportivo de Ibo e Sporting de Monapo.
ZONA SUL
O Matchedje soma e segue na Zona Sul. Os "militares" venceram, no sábado, a Associação Desportiva da Maxixe, por 2-0, consolidando a liderança agora com quatro pontos de vantagem sobre o seu directo perseguidor, Ferroviário de Gaza, que consentiu o segundo empate consecutivo e sem abertura de contagem, desta vez em sua casa frente ao Djuba FC.
Com este desfecho, o Matchedje assumiu o favoritismo na luta pela transição à maior prova futebolística nacional. Uma vitória na próxima ronda, frente ao Ferroviário de Gaza, pode alargar mais a vantagem sobre o seu mais directo perseguidor a abrir espaço para os "militares" encarem a segunda volta com alguma tranquilidade.
ZONA CENTRO
As expectativas à volta do Textáfrica, que é um dos participantes assíduos nesta fase e que, por via disso, tem marcado presença no Moçambola, estão ensombradas com o registo do segundo empate consecutivo na recepção, domingo, ao Estrela Vermelha da Beira. O Textáfrica abriu deste modo alas para que equipas sem tradição nesta prova assumissem a dianteira. Trata-se do próprio Estrela Vermelha e do estreante Palmeira de Quelimane, que partilham agora a liderança com quatro pontos cada, mais dois que os "fabris".
O Palmeira derrotou Desportivo de Tete, por 1-0. Esta é a segunda queda consecutiva dos tetenses que, desta forma, complicaram ainda mais as suas aspirações na luta pela transição.
ZONA NORTE
O Desportivo de Nacala tornou-se líder isolado na Zona Norte ao vencer o Sporting de Monapo, por 3-0, equipa com quem partilhava a liderança no arranque da prova. Os nacalenses somam agora seis pontos, contra três dos "leões" de Monapo e do Desportivo do Ibo, este último que recebeu e venceu o Atlético de Mecanhelas, por 3-2.
A partida entre o Desportivo de Nacala e o Sporting do Monapo, realizada no campo da Bela Vista, era aguarda com maior expectativa, tendo em conta que os "leões" do Monapo foram os únicos que quebraram a invencibilidade dos actuais campeões de Nampula no "Provincial", mais conhecido por "Nampulense".
Chegou a equacionar-se que o Sporting de Monapo, que partia para esta partida em igual circunstância pontual, fosse complicar a vida aos "canarinhos" de Nacala, mas a história do jogo ditou o contrário e ao intervalo o Desportivo já levava uma vantagem de dois golos, cimentada na etapa complementar com a obtenção de mais um tento.
Na outra partida a contar para a mesma ronda que colocou frente-a-frente a equipa do Desportivo do Ibo e o Atlético de Mecanhelas, destaque vai para o número de golos obtidos ao longo da partida que foram no total cinco, sendo que três para os locais e dois para os visitantes, resultado que inspira os "ilhéus" a empreender muita luta e continuar a surpreender os seus adversários.
O Desportivo do Ibo recebe na próxima jornada o seu homónimo de Nacala, partida que pode decidir o principal candidato ao Moçambola. Em Monapo, o Sporting terá pela frente o Atlético de Mecanhelas, "lanterna vermelha", e que continua sem pontuar.
0 comments:
Enviar um comentário