JOGADORAS, equipa técnica e dirigentes da Liga Muçulmana, campeãs africanas de basquetebol de seniores femininos, foram recebidas no final da manhã de ontem pelo Presidente da República, Armando Guebuza, que endereçou, em particular, as basquetistas palavras encorajadoras no sentido de continuarem a trabalhar para conquistarem feitos ainda maiores.
"A mulher tornou-nos a todos nós, incluído os homens, campeões de África em basquetebol, por isso vocês jovens e todos aqueles que contribuíram para este sucesso estão de parabéns. Vocês representam o nosso orgulho e nós esperamos que continuem a trabalhar para inspirar outros jovens e também para encorajar os homens para ver se eles trazem juntamente convosco uma taça ao nível do nosso continente. Acredito que vocês são capazes de ir além do nosso continente, que possam fazer algo de escala planetária, algo espectacular como resultado da vossa dedicação, da vossa profunda auto-estima, do vosso patriotismo e do vosso incansável trabalho. Por isso, que dizer, se não parabéns. Moçambique diz obrigado as nossas jovens".
Armando Guebuza enalteceu o espírito de heroísmo e de muito sacrifício empreendido pelas basquetistas. "As nossas briosas jogadoras de basquetebol mostraram ter muito sentido de pátria e de auto-estima. Naturalmente que falar só das nossas campeãs não seria completo, se também não nos referíssemos em particular aos técnicos, começando pelo treinador, e se não nos referíssemos à direcção do próprio clube e obviamente também à toda área do basquetebol feminino do nosso país".
O Chefe do Estado sublinhou para a importância da existência da auto-estima para se alcançar o sucesso. "Nós, como Nação, como país, crescemos, e antes de crescermos, começamos a existir devido à auto-estima do nosso povo do Rovuma ao Maputo, mas é esta auto-estima dos moçambicanos que pugnam pela consolidação cada vez maior da nossa unidade".
Exaltou ainda a forma como a mulher vem inspirando a história desportiva do país e não só. "Esta auto-estima encontra a sua fonte de inspiração e sustentáculo na mulher, na mulher moçambicana. A história relata muitos feitos, mas vocês também não ficam atrás, entram nesta história, na história do glorioso povo moçambicano dizendo que mulher trouxe para Moçambique, a Taça, o Campeonato de todo o continente".
A intervenção do Presidente da República foi antecedida por alguns momentos que importa sublinhar. A exibição da Taça dos Campeões Africanos. Deolinda N'gulela, quatro vezes campeã africana, foi a escolhida para erguer o troféu com Armando Guebuza, uma imagem que fica para posterioridade, assim como a oferta da medalha de ouro e de uma camisola da Liga Muçulmana, autografada pelas campeãs africanas, ao dirigente.
Fonte:Jornal Noticias
0 comments:
Enviar um comentário