Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

@Verdade online: Celso Mandlate: o adolescente artesão com um talento invejável

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Celso Mandlate: o adolescente artesão com um talento invejável
Dec 27th 2012, 15:58

O adágio popular, segundo o qual "de pequenino se torce o pepino", encaixa-se perfeitamente no Celso Mandlate, de 14 anos de idade. Ele é um artesão, uma actividade que aprendeu, aos 11 anos, do seu pai Silva Mandlate.

Celso reside na Vila Municipal de Mandlakazi, na província de Gaza, Sul de Moçambique, onde o @Verdade o descobriu numa recente deslocação àquela ponto. Esculpe com arte e mestria. Faz objectos de atrair atenções de quaisquer transeuntes, até dos mais distraídos.

"De pequenino se torce o pepino" quer dizer que é de pequenino que se começa a aprender tudo. Vale também dizer que o carácter molda-se e os valores adquirem-se desde a tenra idade.

É assim que Silva Mandlate fez com o seu filho, que hoje já sabe pegar num tronco de mafurreira, chanfuta, pau-preto, segundo nos explicou, e produzir artigos como tambores batuques, vasos, chaveiros, brincos, colares, anéis, dentre outros. Faz objectos para todos os gostos e idades.

Celso Mandlate faz parte de um grupo de cinco irmãos, dos quais ele é o mais velho e o único que ajuda o pai no artesanato. No entanto, a sua vida não é só esculpir. Estuda. Este ano frequentava a 6ª classe na Escola Primária de Muzamane. Transitou para a 7ª.

Num breve contacto com o @Verdade, o adolescente disse que o seu talento revelou-se muito cedo. Sempre viu o pai a transformar troncos e troncos em objectos de valor artístico ou decorativo. Decidiu experimentar e com a juda do pai fê-lo com mestria. Todos viram nele aptidões extraordinárias.

Com tantos eleogios, Celso não se envaideceu. Segundo nos contou, as obras produzidas pelo seu pai não eram somente uma forma aprendizagem, transmitiam e transmitem-lhe também inspiração.

Com o tempo ganhou habilidades e aperfeiçoou a arte de lidar com a madeira ou com os troncos. Três anos na arte são muitíssimo poucos para se achar maduro, mas acredita que muitos se fascinam com o que faz.

O seu pai, de 42 anos de idade, vê nele um aliado desenvolver esta arte e, por conseguinte, para garantir o sustento da família com base nas obras que ambros produzem. A dona de casa é camponesa.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário