No segundo dia do Congresso do ANC, partido que governa a África do Sul, e depois da tentativa de atentado bombista abortada polícia neste domingo, os mais de 4.500 delegados prosseguiram os seus trabalhos nesta Segunda-feira(17) com as nomeações dos candidatos aos vários cargos de liderança do Partido.
Confirmou-se que o Kgalema Motlantle não vai mais concorrer ao cargo de Vice-Presidente mas sim vai disputar a Presidencia do partido com Jacob Zuma.
Entretanto a desistência de Motlantle, deixa Cyril Ramaphosa como favorito ao cargo de Vice-Presidente, que irá concorrer contra Mathews Phosa e Tokyo Sexwale.
Para o cargo de Secretário-Geral Fikile Mbalula, actual Ministro dos Desportos e Recreação e antigo Presidente da Liga Juvenil irá medir forças contra Gwede Mantashe. Gwede conta com o apoio de Zuma.
Outra mudança nas candidaturas foi de Thandi Modise, que é a vice-secretária geral incumbente e Governadora da Província de North West, que para manter o seu cargo, retirou a sua candidatura. Esta extratégia é vista como de apoio a Motlante e ela irá opor-se a Baleka Mbete no posto de Directora Nacional do ANC, deixando Jessie Duarte, aliada de Zuma, concorrer sem oposição ao cargo de vice-secretária geral.
Sexwale, desistiu de concorrer ao posto de tesoreiro geral para deixar o seu aliado Paul Mashatile degladiar-se com Zweli Mkize.
O posto de Vice-Presidente que irá determinar o candidato para as eleições de 2017 tudo indica será ganho pelo peso pesado do partido, Cyril Ramaphosa.
Eis a lista de candidaturas:
Presidencia - Jacob Zuma e Kgalema Motlantle;
Vice-Presidencia - Baleka Mbete (recusada), Kgalema Motlanthe (retirada), Tokyo Sexwale, Mathews Phosa, Cyril Ramaphosa;
Direcção Nacional - Ace Magashule (retirada), Baleka Mbete, Thandi Modise, Thenjiwe Mtintso (retirada);
Secretario-Geral - Gwede Mantashe e Fikile Mbalula;
Vice-Secretária Geral - Jessie Duarte e Thandi Modise (retirada);
Tesoraria Geral - Paul Mashatile, Zweli Mkhize e Tokyo Sexwale (retirada).
Não há africâners detidos
Entretanto a polícia veio esta Segunda-feira corrigir a informação veiculada, pela própria corporação sobre a detenção de quatro homens com idades entre 40 e 50 anos que alegadamente pretendiam deixar uma bomba numa das tendas onde decorre desde Domingo o Congresso, na cidade de Bloemfontein. A polícia sul-africana afirma que afinal não há detidos em conexão com a tentativa de atentado.
0 comments:
Enviar um comentário