Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

@Verdade online: Governo busca soluções para remover barreiras do comércio agrícola

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Governo busca soluções para remover barreiras do comércio agrícola
Dec 17th 2012, 20:03

A Direcção Nacional da Indústria e Comércio organizou, esta segunda-feira (17), em Maputo, um seminário de apresentação e discussão da proposta da Estratégia Integrada da Comercialização Agrícola 2013-2020. Pretende encontrar soluções para a falta de dinheiro para reabilitar as estradas de modo a facilitar o escoamento de produtos, a existência de poucos serviços de apoio à comercialização, dentre outros problemas que enfermam esta actividade.

O vice-ministro da Indústria e Comércio, Kennethy Marizane, disse que os planos de comercialização 2000-2004 e 2006-2009 permitiram que a produção agrícola comercializada passasse de 505.536 toneladas de produtos diversos, em 2000, para 1.113.573 toneladas, em 2009. Não obstante estes níveis de crescimento, ainda persistem obstáculos, tais como a exiguidade de infra-estruturas de mercado, fraca coordenação intersectorial e financiamento adequado para a prática da actividade.

Segundo o governante, mais do que criar uma estratégia há necessidade de ela ser capaz de superar os constrangimentos que ainda persistem no sector em alusão, melhorar e desenvolver a comercialização em toda cadeia de valores. Realçou que no acto da formulação de estratégias é importante a consulta e envolvimento de instituições do Estado e outros actores chaves da economia agrícola para que haja facilidades na sua implementação.

A proposta da Estratégia Integrada da Comercialização Agrícola 2013-2020 aponta como principais obstáculos para a actividade a falta de mecanismos articulados entre as entidades e de concertação sobre as diferentes etapas da comercialização no âmbito da cadeia de valor. Aponta ainda os elevados custos de transporte, financiamento bancário que impõem à comercialização agrícola elevadas taxas de juros. E mais, os fundos locais são escassos, há falta de garantia de crédito agrícola, dentre outros.

De acordo com a mesma estratégia, algum trabalho foi desencadeado pelo Governo para atenuar estas dificuldades, nomeadamente a disponibilização aos produtores de sementes melhoradas para a produção de cereais e leguminosas. Prevê-se construção e reabilitação de silos e armazéns com capacidade 189.000 toneladas até 2014, instalação de câmaras frigoríficas nas zonas de produção e de consumo, construção de três fábricas de media dimensão para o agro-processamento, licenciamento de operadores de comercialização agrícola.

O documento fundamenta que há necessidade de a comercialização agrícola assegurar a absorção dos excedentes dos produtores, escoamento, armazenagem e colocação nos diferentes segmentos do mercado. Deve haver um quadro orientador para o aumento da qualidade e quantidade de produtos.

A estratégia aponta como grandes ameaças para a actividade, a dispersão da produção do sector familiar, fraca organização dos produtores e das associações, fraca oferta e sazonalidade da produção, fraca capacidade de gestão da produção e comercialização e fraca cultura de padrões de qualidade, quantidade e contratos.

Contudo, a estratégia recomenda que para o aumento da produção e produtividade é preciso melhorar as técnicas usadas, apostar na investigação agro-ecológica, melhoria do acesso aos insumos, melhorar a rede comercial, implantar mecanismos da bolsa de mercadorias, promoção da agregação do valor e mobilização de recursos financeiros para programas de apoio à comercialização agrícola.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário