Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

@Verdade online: Deficientes pedem funcionalidade da sua legislação

@Verdade online
@Verdade Online - Jornal que está a mudar Moçambique
Deficientes pedem funcionalidade da sua legislação
Dec 6th 2012, 16:22

Assinalou-se, esta segunda-feira, 03 de Dezembro, sob o lema "Remover as barreiras para criar uma sociedade inclusiva e acessível", o Dia Mundial do Deficiente. Em Moçambique, alguns dirigentes deste grupo social consideram que a sua maior conquista foi a criação de legislação que os protege. Porém, a mesma é disfuncional. Em tom endurecido, queixam-se dos mesmos problemas de sempre, dentre eles a falta de rampas que garantam o acesso aos edifícios, a burocracia excessiva na tramitação de expedientes, a ineficácia da educação inclusiva, e a ausência de pessoal formado e qualificado para lidar com os deficientes.

A técnica do serviço social no Fórum de Associações Moçambicanas para Deficientes ?FAMOD?, Vera Munguambe, assegurou ao @Verdade que a maior conquista dos deficientes no país são os instrumentos que regem a sua assistência. Todavia, ainda persistem graves violações dos direitos deste grupo social, o que mina os esforços tendentes à sua inclusão na sociedade.

No sector da educação, considera que muito pouco foi e tem sido feito para garantir um ensino inclusivo. A formação e a especialização dos professores de acordo com especificidade de cada deficiente, a disponibilidade dos manuais e outros instrumentos de ensino continuam um desafio. Para além de o Governo alegar que é caro prover estes meios, há também falta de planos para o efeito.

Segundo a nossa interlocutora, o FAMOD está a estudar formas de influenciar os decisores de políticas no país no sentido de levarem a peito a questão da educação inclusiva. No que toca à inclusão social, por exemplo, o maior obstáculo dos deficientes está relacionado com a necessidade de mudança de atitude por parte da sociedade porque persiste o desrespeito dos seus direitos. As leis e políticas que os protegem são disfuncionais. O outro problema que impede o cumprimento eficaz dos direitos dos deficientes é a excessiva burocracia administrativa.

Não há uma indicação clara de prioridades e de acções concretas

Por sua vez, o gestor do projecto "Juntos pela promoção da capacidade social e monitoria do acesso à educação da criança", Jorge Manhique, defende que a ineficácia que se verifica na implementação das políticas que protegem a pessoa deficiente resulta da falta de definição clara de prioridades e acções concretas para este grupo, a partir das famílias.

O sucesso das políticas existentes no país depende, em parte, da capacitação dos funcionários das instituições públicas e privadas, disse Jorge Manhique, para quem o cumprimento dos Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, na área da educação inclusiva, é uma miragem a avaliar pelo que foi feito até ao presente. "Enquanto ainda persistir a exclusão da pessoa com deficiência, a meta do milénio não será alcançada porque o sistema de ensino nacional não está preparado para o efeito", sentenciou.

Remoção de barreiras depende da vontade política do legislador

A directora para a área de Desenvolvimento Institucional, Lobby e Advocacia, na Associação dos Deficientes em Moçambique (ADEMO), Farida Gulamo, disse que o lema "Remover barreiras para criar uma sociedade inclusiva e acessível" reafirma as dificuldades enfrentadas pelos deficientes, dentre elas a rejeição pela família e discriminação pela sociedade.

As barreiras existentes só serão removidas caso haja vontade política por parte de quem detém o poder de legislar e seja dada prioridade à pessoa deficiente na implementação de diversos programas governamentais, no mercado do emprego, da educação, da saúde, do transporte e noutras áreas que concorrem para o desenvolvimento equitativo e equilibrado da população e da economia nacional.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário