Hoje, pelo calendário cristão, é dia 12/12/12. Daqui a alguns dias, o calendário maia encerra mais um ciclo, precisamente no dia 21 de dezembro. As duas datas são apontadas por alguns místicos, religiosos e populares como prováveis dias do "fim do mundo", "apocalipse" ou do início da "nova era". As especulações e teorias alarmistas levaram pessoas a criar abrigos subterrâneos e até mesmo suicídios já foram registrados dado o temor de um colapso global.
Nos Estados Unidos, a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) chegou a convocar os seus maiores especialistas para desmentir qualquer base científica de alguma catástrofe em dezembro. Na Rússia, instituições científicas fizeram o mesmo. Líderes indígenas descendentes da civilização maia idem.
Entretanto o Vaticano anunciou, nesta terça-feira, que "por enquanto" o fim do mundo não chegará, segundo declaração do diretor da Specola Vaticana (Observatório Astronómico), José Funes, que afirmou que as pessoas não devem se preocupar com "profecias" como a dos maias. "Segundo essa profecia, ocorreria um alinhamento dos planetas e do sol com o centro da Via Láctea e uma inversão dos pólos magnéticos do campo terrestre. Não vale a pena discutir a base científica dessas afirmações, são obviamente falsas", disse Funes no jornal do Vaticano L'Osservatore Romano.
0 comments:
Enviar um comentário