Cerca de 8,8 milhões de dólares norte-americanos foram investidos pelos sectores público e privado em programas de construção e/ou reabilitação de vários empreendimentos de desenvolvimento socio-económico do país, com particular realce para infra-estruturas.
O balanço preliminar do Governo sobre o desempenho socioeconómico do país ocorrido em 2012 garante que aqueles dois sectores incrementaram em 100% o seu investimento entre 2009 e 2010, atingindo neste último período o montante global de pouco mais de três milhões de dólares.
Para o presente ano de 2013 deverão ser aplicados cerca de 10,5 biliões de meticais, ou seja, 333,2 milhões de dólares em acções de aumento em 3,4% da taxa de electrificação rural de Moçambique e nas acções de melhoramento do acesso à água potável e saneamento básico pela população das zonas rurais.
Para o mesmo período, a taxa de acesso à energia eléctrica da rede nacio- nal será de 24,1%, contra 20,7% de 2012.
O balanço do Governo destaca ainda que com vista a sustentar níveis de crescimento acelerado nos próximos anos estão em curso medidas de política fiscal e monetária acomodatícias visando estimular o consumo e o investimento privado e público que tem estado a crescer devido ao desenvolvimento destas mesmas medidas.
Frisa-se que a taxa de crescimento económico registada em 2012 foi de 7,5%, contra 7,2% de 2011, ano que registou o início da produção e exportação do carvão, em Moçambique.
0 comments:
Enviar um comentário