A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, assinou nesta terça-feira a carta com a qual o país solicitará formalmente amanhã a sua saída da União Europeia (UE), informou a imprensa britânica.
A carta, na qual é invocado o artigo 50 do Tratado de Lisboa - que estabelece o começo das negociações sobre a saída do bloco -, será entregue em Bruxelas ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk.
O Governo britânico divulgou uma foto que mostra a chefe do governo assinando a carta em sua residência com uma bandeira britânica ao lado.
Quando a carta for entregue, começará a contagem regressiva para o "divórcio" britânico, previsto para o dia 29 de Março de 2019, ao término do período de negociações.
A expectativa é que na quarta-feira Tusk faça uma declaração de recibo e, no dia seguinte, o presidente do Conselho fará circular entre os 27 Estados-membros da UE um texto sobre as diretrizes de negociação com o Reino Unido, segundo a imprensa local.
Estas diretrizes serão adoptadas formalmente na cúpula especial dos 27 Estados-membros organizada para o dia 29 de Abril em Bruxelas.
O Reino Unido começará na quarta-feira o "divórcio" de Bruxelas, após os britânicos terem votado a favor do "Brexit" no referendo realizado no dia 23 de Junho do ano passado.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2o5lDTI
0 comments:
Enviar um comentário