A Aliança Democrática (DA), oposição oficial, defendeu quarta-feira a dissolução da Assembleia Nacional da África do Sul depois do fracasso ocorrido na véspera da moção de desconfiança contra o Presidente sul-africano, Jacob Zuma.
"O Parlamento deve ser dissolvido. a DA vai depositar esta quinta-feira uma moção para exigir a dissolução do Parlamento", declarou o chefe da DA, Mmusi Maimane, durante uma conferência de imprensa na cidade do Cabo. Acrescentou que o país não pode esperar até Dezembro próximo para que o congresso do Congresso Nacional Africano (ANC, sigla em inglês), partido no poder, decida a retirada de Zuma.
“Temos a certeza de que o ANC perdeu a confiança da maioria dos Sul-africanos. Exigimos um eleição para o futuro do nosso país e façamo-lo já já. Senão, será demasiado tarde, quando Jacob Zuma destruir completamente o ANC e o país. Tomemos uma nova partida agora”, alertou.
Zuma escapou a uma moção de desconfiança terça-feira última quando 198 deputados chumbaram esta sentença contra si, ao contrário de outros 177, dos quais 30 do ANC, que votaram a favor desta moção.
É pela primeira vez, em 23 anos de democracia, que tal número de deputados do ANC decide juntar-se à oposição em menoscabo do seu partido.
Maimane sublinhou que Zuma foi salvo porque, a seu ver, deputados do ANC votaram para a sua sobrevivência pessoal, apologizando assim a corrupção e a pilhagem do país.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2uMdOSl
0 comments:
Enviar um comentário