A cólera matou pelo menos 10 pessoas e contaminou outras 432 nos distritos de Memba, Liúpo, Mogovolas e Malema, província de Nampula, confirmou Cheamade Alide, administrador de Memba, o mais assolado pela chamada doença de mãos sujas.
A informação foi tornada pública numa conferência de imprensa que visava dar a conhecer o ponto de situação do surto, que geralmente se faz sentir nos primeiros meses do ano, e não no fim como está a ocorrer.
Há menos de um ano que as autoridades sanitárias de Nampula promoveram uma campanha de vacinação contra a cólera. A medida foi implementada de forma experimental na cidade de Nampula.
O chefe do Departamento de Saúde Pública em Nampula avançou algumas causas, tais como a falta água potável, o que leva as pessoas a consumirem água imprópria, e a defecação a céu aberto.
Segundo o administrador de Memba, a localidade de Mazua regista maior número de doentes, facto de levou à instalação de um centro de internamento e tratamento da cólera, que recebe uma média de sete pacientes. Cheamade Alide disse que concorreu também para o aumento de casos de cólera a deslocação de populares das zonas afectadas para não contaminadas.
No distrito de Memba, o primeiro surto de cólera ocorreu em Junho. Indignada com a situação, a população acusou as autoridades sanitárias de estarem a propagar a referida enfermidade nas comunidades, o que gerou revolta e agressão física de alguns técnicos de saúde, líderes comunitários e destruição de uma unidade sanitária.
Para combater a doença, as autoridades sanitárias estão a desenvolver vários trabalhos que consistem em ensinar às comunidades as boas maneiras de prevenção.
via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2hm4Vyb
0 comments:
Enviar um comentário