O Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), através do Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC), procedeu, na quinta-feira, 16 de Agosto, à entrega de certificados a 323 jovens formados no currículo “Habilidades para a Vida, Passaporte para o Sucesso” (PTS), implementado em parceria com a International Youth Foundation (IYF).
Trata-se de jovens formados em electricidade, corte e costura, cabelereiro e serralharia nos centros de formação profissional da Electrotecnia e da Machava, que são delegações do IFPELAC ao nível da cidade e província de Maputo, respectivamente.
O PTS é um currículo concebido para munir os formandos das diversas áreas técnicas de competências comportamentais e de atitude, elementos essenciais para a construção de uma postura produtiva indispensável no mercado de trabalho e para a sua formatação como pessoa humana.
Essencialmente, a implementação do PTS faz parte das reformas introduzidas na educação profissional (Lei 23/2014), que preconizam a formação orientada para a procura ou demanda, em substituição do modelo clássico baseado na oferta. Neste novo modelo, a formação deve ser flexível e baseada em padrões de competências com vista a assegurar o seu alinhamento aos perfis profissionais demandados pelo mercado do trabalho.
Na ocasião, a ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, afirmou que os resultados até aqui alcançados são encorajadores, embora subsistam alguns desafios, muitos dos quais ligados ao quadro de pessoal, aos métodos e meios de ensino e aprendizagem, às infra-estruturas, entre outros.
“As reformas têm-nos conduzido a um salto qualitativo, não só na actuação, mas também no produto que sai das nossas instituições”, garantiu a governante, que fez saber que, desde o lançamento deste currículo, foram formados até ao presente momento 1681 jovens, sendo que a meta é de atingir 4546 até 2021.
Por seu turno, o director da IYF em Moçambique, Ilídio Caifaz, referiu que a implementação do currículo PTS insere-se no âmbito da parceria com o MITESS, por via do IFPELAC e do Instituto Nacional do Emprego (INEP), através da qual se pretende contribuir para uma mudança da situação dos jovens no País.
“Os jovens têm enfrentado enormes desafios no que diz respeito à transição para o mercado de emprego”, considerou Ilídio Caifaz, que apontou como parte das soluções deste “dilema” o investimento na capacitação de instituições e a implementação de uma agenda de aprendizagem que identifique e dissemine as melhores práticas.
Já os graduados, representados por Caldene Sumburane, comprometeram-se a “fazer a diferença no mercado e a dar o seu contributo para o desenvolvimento do País, aplicando os conhecimentos adquiridos durante a formação”. Durante a cerimónia, foram oferecidos quatro kits de ferramentas para o auto-emprego a 10 jovens, e assinados dois memorandos, sendo um no domínio da montagem de carteiras escolares em todo o País e outro relativo aos estágios pré-profissionais.
A ocasião serviu, igualmente, para a despedida de 18 formadores do IFPELAC seleccionados para a Formação de Formadores Mestres, a decorrer no Brasil, num período de quatro meses. Após a conclusão, os beneficiários serão replicadores e disseminadores de boas práticas de formação profissional com padrões de nível internacional no nosso País.
Importa realçar que o currículo PTS é implementado no âmbito do Projecto de Aperfeiçoamento do Modelo de Educação Profissional em Moçambique (PAMEP21), que conta com o financiamento do Japão (através da JICA-Agência Japonesa para a Cooperação Internacional) e a assistência técnica do Brasil (através do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI).
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