O Governo, através do ministro dos Transportes e Comunicações, reafirmou que a construção do Aeroporto na cidade do Xai-Xai “é viável” no entanto o @Verdade apurou qu não existe nenhum estudo de viabilidade sobre mais esta infra-estrutura que será edificada através de mais dívida de Moçambique com a China.
O ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, disse a jornalistas nesta quarta-feira (22) que ter um Aeroporto na cidade de Xai-Xai “é viável, não é luxo, é uma necessidade urgente”.
Contudo há mais de um ano que o @Verdade tem solicitado sem sucesso, ao abrigo da legislação em vigor, o estudo de viabilidade da infra-estrutura aeroportuária que vai ser edificada com financiamento chinês avaliado em 60 milhões de dólares.
Entretanto fontes com conhecimento do projecto afiançaram ao @Verdade que o estudo de viabilidade nem sequer existe, há apenas o desejo do Governo de Filipe Nyusi e a disponibilidade chinesa em pagar a obra.
Importa recordar que na cidade de Nacala existe um outro Aeroporto, por sinal internacional, que na altura do lançamento da obra também foi considerado viável mas o tempo encarregou-se de confirmar o que os 216 milhões de dólares norte-americanos em Dívida Pública foram mal gastos, mais uma vez, pois durante um ano não aterram sequer mil aviões na infra-estrutura e o movimento de passageiros ronda os 25 mil.
Aliás as tentativas do Executivo concessionar a privados a gestão do Aeroporto de Nacala também têm se revelado infrutíferas, nenhum interessado sequer manifesta interesse, e o sonho de torna-lo num hub para voos regionais e intercontinentais não passa de uma ilusão que soma prejuízos de manutenção todos os dias.
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2MxmhpZ
0 comments:
Enviar um comentário