Pesquisar neste blogue

sábado, 23 de março de 2019

Tmcel oferece kits de comunicações ao INGC

Para facilitar a comunicação e capacitar as equipas que estão a trabalhar, de forma árdua, nas zonas afectadas pelo ciclone Idai, a Moçambique Telecom (Tmcel) procedeu à entrega, na sexta-feira, 22 de Março, em Maputo, ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC), um kit de meios de comunicação.

Trata-se de 50 telemóveis, para comunicações de voz e mensagens, contendo crédito no valor de cinco mil meticais cada, e ainda recargas no valor de 100 mil meticais, destinadas às equipas operativas do INGC posicionadas nos locais da tragédia.

Adicionalmente, a operadora pública de comunicações disponibilizou uma linha verde gratuita, através da qual os cidadãos podem contactar o INGC para reportar ocorrências ou solicitar assistência e informações. Abordada momentos após a entrega simbólica do donativo, Márcia Fenita, porta-voz da Tmcel, referiu que a operadora tem plena consciência da real dimensão dos estragos que o ciclone causou no Centro do País, bem como das reais necessidades dos afectados.

“Acima de tudo, temos a consciência do papel que a nossa operadora tem a desempenhar no sentido de prover meios de comunicação para apoiar o INGC no trabalho de campo que está a efectuar”, frisou Márcia Fenita.

Os meios de comunicação doados, conforme sublinhou a porta-voz da Tmcel, vão permitir ao INGC uma melhor coordenação das acções operativas, através do estabelecimento de contacto com as equipas que estão a trabalhar nos locais onde ocorreu a catástrofe.

“Disponibilizamos, adicionalmente, uma linha de apoio grátis, através do número 823441, a qual poderá ser usada para contactar o INGC em caso de necessidade”, indicou.

Para Casimiro Abreu, director geral adjunto do INGC, a oferta da Tmcel vai fazer muita diferença nas acções do organismo, na medida em que as comunicações desempenham um papel importante na gestão dos desastres naturais, particularmente quando é sabido que há bem pouco tempo registaram-se constrangimentos nas comunicações nas zonas assoladas pela intempérie.

“A reposição das comunicações, por parte da Tmcel, vai acelerar ainda mais as nossas operações, galvanizando ainda mais as equipas no terreno, pois as comunicações vão fluir da melhor maneira possível, permitindo o controlo das operações”, destacou o director geral adjunto do INGC, acrescentando que “vamos distribuir os equipamentos oferecidos aos comités locais de risco, que estão no terreno a mobilizar as populações, sensibilizando-as sobre os cuidados que devem observar”.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2FuDVpc

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário