Mais de 50 atletas, entre nacionais e estrangeiros, participaram, sábado, 23 de Novembro, em Maputo, no Campeonato Nacional de Culturismo e Fitness (Hardbody), promovido pela Associação de Fisioculturismo e Halterofilismo da Cidade de Maputo (AFHCM), em parceria com a Moçambique Telecom (Tmcel).
A iniciativa, segundo Jeremias Nuvunga, presidente da agremiação (AFHCM), visa a massificação a nível nacional da modalidade e o apuramento dos atletas nas principais categorias, para representar o país, nos campeonatos internacionais.
“Este evento foi o que marcou o ponto de partida em Maputo. Significa que a nossa massificação tem estado a dar bons frutos. É um desafio e satisfação enorme. São mais de 20 atletas que conquistaram o pódio a nível internacional”, explicou Jeremias Nuvunga.
Por sua vez, a gestora da Unidade de Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da Tmcel (URSCC), Felícia Nhama, disse tratar-se do cumprimento de um plano da empresa, no que concerne à responsabilidade social e, em particular, à massificação do desporto, e o fisioculturismo faz parte do programa de apoio ao desporto.
“Queremos mostrar aos moçambicanos que podemos competir com países que já têm esta cultura e nós temos estado a acompanhar o desenvolvimento das práticas desportivas. É mais uma modalidade que está a ganhar espaço em Moçambique e queremos conquistar o mundo. Vamos continuar a apoiar e a incentivar o desporto,” referiu Felícia Nhama.
Para o apuramento ao almejado campeonato Arnold Classic Africa, a ter lugar na República da África de Sul, em Agosto de 2020, o corpo de juízes apurou dois atletas, nomeadamente Isaura Siquice nas categorias de Bikini Fitness em femininos e Silvino Ouana em masculinos, na categoria de Classic Bodybuilding.
Isaura Siquice, visivelmente emocionada, disse ter sido difícil a preparação e garantiu que vai dar o seu melhor. “Vou dar mais de mim, no sentido fazer valer a parceria e o apoio da Tmcel”.
O vencedor em masculinos, Silvino Ouana, agradeceu a oportunidade de participar no campeonato nacional e o apoio da Tmcel na massificação da modalidade: “Este prémio tem um significado especial. Eu acho que foi merecido, sem tirar mérito aos meus adversários”, frisou Silvino Ouana.
Importa referir que, durante o evento, houve ainda espaço para uma feira de suplementos e equipamentos desportivos, assim como a divulgação de hábitos alimentares saudáveis e dicas de refeições para atletas.
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2Dh4dtc
0 comments:
Enviar um comentário