O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas moderadas a fortes (30 a 50 milímetros em 24 horas) localmente fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos fortes nas província de Niassa (principalmente nos distritos de Maúa, Nipepe, Marrupa, Majune e Mecupa); Nampula (principalmente nos distritos de Lalaua, Ribaue, , Mogovolas, Mecuburi, Muecate, Rapale, Meconta, Nacaroa, Marrupa, Moma, Larde, Errati e cidade de Nampula); Zambézia (principalmente nos distritos de Gilé e Pebane); Província de Tete (principalmente nos distritos de Zumbo e Marávia); e Cabo Delgado (principalmente nos distritos de Balama, Montepuez, Mueda, Namuno e Chiúre).
Diante desta situação hidrológica e face às previsões meteorológicas a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê "oscilação do nível hidrométrico com tendência a subir na bacia do Licungo, podendo superar novamente o nível de alerta na estação de Mocuba e causar inundações moderadas no baixo Licungo, nos distritos de Macanja da Costa e Namacurra. A bacia do Zambeze em Revubuè poderá atingir o alerta, sem impactos significativos. As bacias do Ligonha, Mecubúri, Meluli, Monapo, Lúrio, Montepuêz e Rovuma poderão registar oscilação do nível com tendência a subir, mantendo-se abaixo do alerta".
Entretanto para as províncias de Manica e Sofala o INAM prevê céu pouco nublado com períodos de muito nublado. Aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas a moderadas, localmente fortes em Tete e Zambézia. Vento de nordeste a leste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.
Nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado temporariamente muito nublado. Possibilidade de ocorrência de trovoadas e aguaceiros dispersos. Vento de sueste a nordeste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.
Eis as temperaturas previstas:
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/36u8vu5
0 comments:
Enviar um comentário