O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) revê a continuação de trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes no Centro e Norte de Moçambique nesta terça-feira (14). Face às previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê o "incremento do volume de escoamento nas bacias do Búzi, Púngoè, Zambeze, Megaruma, Montepuez e Rovuma. A bacia do Messalo em Nairoto poderá manter-se acima do nível alerta, condicionando a circulação rodoviária entre as localidades de Mirate e Nairoto".
A Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos alerta ainda que "na bacia do Púngoè poderá manter-se condicionada a circulação rodoviária entre as localidades de Lomaco e Têxtil. As bacias do Licungo em Mocuba e Ligonha em Moma poderão atingir o alerta sem impactos significativos. Igualmente, prevê-se a prevalência do cenário de inundações para a cidade da Beira nos bairros (Vaz, Ndunda, Mungasse, Manga Mascarenha e Manganhe) e erosão para as cidades de Chimoio e Tete".
Entretanto o INAM prevê para as províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu geralmente muito nublado. Trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes. Vento de nordeste a leste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.
Nas províncias de Tete, Zambézia, Manica e Sofala céu geralmente muito nublado. Trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas a moderadas localmente fortes. Vento de sudoeste a sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.
Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê tempo quente e húmido com o céu pouco nublado temporariamente muito nublado. Trovoadas e aguaceiros ou chuvas fracas. Vento de sueste fraco a moderado soprando, por vezes, com rajadas.
Eis as temperaturas previstas:
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/3a87jz2
0 comments:
Enviar um comentário