Nas últimas 24 horas foi registada muita precipitação no Centro de Moçambique particularmente na Bacia hidrográfica do rio Púngoè (Fronteira 284.3milímetros, Vanduzi 254.3mm, Maringue Vila sede 228.0mm e Gondola 155.8mm) no entanto ainda está abaixo do alerta. Contudo na Bacia do Búzi o nível de alerta foi ultrapassado em Dombe e Goonda, 4,50m e 2.17 metros, respectivamente, condicionada a transitabilidade entre Dombe - Espungabera, Dombe - Sussundenga e Dombe - Goonda.
As inundações devem aumentar pois o Instituto Nacional de Meteorologia prevê a continuação de ocorrência chuvas fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (mais de 100 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nas províncias de Sofala (nos distritos de Chemba, Caia, Maringue, Marromeu, Cheringoma e Gorongoza); Manica (nos distritos de Machaze, Mossurize, Sussudenga, Macate, Gondola, Manica, Vanduzi, Barué, Macossa, Tambara, Guro e cidade de Chimoio); e também na Província de Tete (principalmente nos distritos de Changara, Cahora Bassa, Magoe, Marara, Doa, Mutarara, Moatize, Chiuta, Tsangano, Macanga, Chifunde Marávia e cidade de Tete).
Face às previsões meteorológicas e a situação hidrológica prevalecente a Direcção Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos prevê que nas próximas 72 horas vai aumentar o volume de escoamento na Bacia do Búzi, "causando inundações na vila de Búzi, localidades de Bândua, Grudja, Guara-guara e Estaquinha. Na bacia do Púngoè, igualmente, prevê-se incremento do volume de escoamento, causando inundações no distrito de Nhamatanda (Lamego, Chirassicua, Muda Mufo), e condicionando a transitabilidade entre as localidades de Lamego - Bebedo e Tica-Búzi e prevalência do cenário de inundações urbanas na cidade de Chimoio".
Entretanto o INAM prevê nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu geralmente muito nublado. Aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas localmente moderadas a forte no interior de Niassa. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado, soprando por vezes com rajadas.
Para as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo o INAM prevê céu pouco nublado localmente nublado. Chuvas fracas em Inhambane e a norte de Gaza. Vento de sueste a nordeste fraco a moderado.
Eis as temperaturas previstas:
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2Hid4wY
0 comments:
Enviar um comentário