Depois dos mais de 100 milímetros registados nesta segunda-feira (10) em Maputo e Gaza o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas fortes (mais de 50 milímetros em 24 horas) localmente muito fortes (50 a 75 milímetros em 24 horas), que podem ser acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas nos distritos acima mencionados nas províncias de Gaza (principalmente nos distritos de Massingir, Mabalane, Mapai, Chicualacuala, Chigubo e Massangena); Sofala (nos distritos de Buzi, Dondo, Nhamatanda, Muanza, Cheringoma e Cidade da Beira); Manica (nos distritos de Machaze, Mossurize, Sussudenga, Macate, Gondola, Manica, Vanduzi, Barué, Macossa, Tambara, Guro e cidade de Chimoio); e em Tete (nos distritos de Changara, Cahora Bassa, Magoe, Marara, Doa, Mutarara, Moatize, Chiuta, Tsangano, Macanga, Chifunde Marávia e cidade de Tete).
Diante desta previsão a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos prevê, nas próximas 72 horas, a "oscilação dos níveis hidrométricos com tendência a subir nas bacias do Maputo, Umbeluzi, Incomati, Limpopo, Búzi, Púngoè e Zambeze, mantendo-se abaixo do alerta. Igualmente, prevê-se risco moderado de inundações urbanas para a cidade da Beira nos bairros (Ndunda, Vaz, Maraza, Chaimite, Chipangara, Macurrungo, Munhava e Manga Mascarenha) e risco moderado de erosão para as cidades de Xai-Xai e Chimoio. Para as cidades de Maputo e Matola prevê-se a prevalência do cenário de inundações urbanas".
Entretanto o INAM prevê nas províncias de Niassa, Cabo Delgado e Nampula céu geralmente muito nublado. Ocorrência de aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas localmente moderadas. Vento de noroeste a nordeste fraco a moderado.
Eis as temperaturas previstas:
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/31JpgQp
0 comments:
Enviar um comentário