Pesquisar neste blogue

terça-feira, 21 de abril de 2020

BCI é o banco de maior importância sistémica em Moçambique

O Banco de Moçambique (BM) considera que o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) é a instituição de crédito de maior importância sistémica no nosso país a par do Millenium BIM (MBIM).

Em Outubro de 2018 o banco central decidiu passar a controlar activamente a importância sistémica de cada banco comercial a operar em Moçambique, através de avaliações anuais do peso institucional mediante fórmula que definiu e em função da pontuação obtida, que varia entre 065 e 529 pontos, serão classificadas as instituições de crédito doméstica de Importância Sistémica (D-SIBs no acrónimo em inglês).

O @Verdade apurou que os bancos identificados através como de Importância Sistémica ou Quase Sistemicamente Importantes “estão sujeitas à constituição de um amortecedor de conservação”, uma medida de boa prática internacional facilita uma atribuição eficiente de recursos de supervisão, que são finitos.

Na primeira avaliação, publicada no passado dia 30 de Abril, o BM revela que o BCI é a instituições de crédito de maior importância sistémica no nosso país com um rácio DSIB de 266 e por isso foi obrigado a constituir um amortecedor de conservação de Escalão 2.

O MBIM, com um rácio de Importância Sistémica de 228, teve de constituir um amortecedor de conservação de Escalão 1 tal como o Standard Bank, que tem um rácio DSIB de 144.

Dentre vários riscos sistémicos estes três bancos comerciais detém a maioria dos créditos do sector empresarial do Estado e mesmo grande parte da Dívida Pública Interna, o seu colapso deixaria a economia nacional arruinada.

Além deste trio, com um rácio de Importância Sistémica de 110, “o Absa Bank Moçambique passou a ser classi¬ficado como Quase D-SIB”, indica ainda o banco central.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2XRB8QI

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário