O Ministro da Indústria e Comércio, Carlos Mesquita efectuou, recentemente, uma visita de trabalho à província de Cabo Delgado para monitoria das acções do sector que dirige, bem como fazer a avaliação do cumprimento das medidas de prevenção da pandemia COVID-19, no âmbito do Decreto Presidencial 11/2020 que declara o Estado de Emergência em todo o país.
Na província de Cabo Delgado, Mesquita deslocou-se aos distritos de Mueda, Nanjua e Ancuabe, onde visitou o complexo de silos e uma indústria de produção de cimento e ainda uma empresa de produção de frangos e ovos, na cidade de Pemba.
Em Mueda, além de visitar os estabelecimentos comerciais, o governante manteve encontros separados com agentes económicos e os órgãos locais, tendo feito a entrega de um túnel para pulverização, montado no centro da vila, bem como de insumos agrícolas avaliados em cerca de 570 mil meticais, produtos de higienização avaliados em cerca de dois milhões de meticais, em resultado de apoio de parceiros.
Falando na ocasião, em representação do Conselho Empresarial do distrito de Mueda, o agente económico Mamudo Irache disse que, com a queda da ponte sobre o Rio Montepuez em Dezembro último e as chuvas intensas que caíram durante o período de Outubro de 2019 a Abril de 2020, aliadas ao surgimento da pandemia da COVID-19, o comércio em Mueda ficou seriamente afectado, mas com a resposta imediata que o Governo deu, o sector começa a revitalizar-se.
Segundo Mesquita, Mueda é um dos distritos que se encontra numa situação de isolamento parcial, face à tensão que se vive na província de Cabo Delgado em resultado das acções dos terroristas, por isso mereceu especial atenção nesta visita. "Na busca de soluções para mitigar o sofrimento da população nesta zona, o Governo tomou medidas para garantir o abastecimento de produtos essenciais usando como alternativa a via Montepuez, Mueda", disse.
"Durante a nossa visita aos estabelecimentos comerciais, constatamos um semblante de esperança por parte dos agentes económicos e da população. E isso tem a ver com o nível de investimento que está a ser feito no sector comercial na mobilização de stocks de diversas mercadorias e o movimento comercial que tem vindo a acontecer face à reabertura das operações dos bancos comerciais'' acrescentou o ministro.
No último dia da visita à província de Cabo Delgado, Carlos Mesquita interagiu com o Conselho Empresarial Provincial a quem, para além de abordar as medidas de mitigação da COVID-19 para minimizar os impactos e assegurar o funcionamento das empresas, apelou ao reforço das medidas de prevenção e ao combate da pandemia.
''Estamos preocupados com o que vimos nesta cidade e não só. Parece que as pessoas não entenderam ou não acreditam que estamos num período de emergência. Vimos muitas crianças na rua, pessoas sem máscaras e a não observância das medidas de distanciamento social. Por isso, pedimos a colaboração de todos para que este vírus não se alastre'', acrescentou.
via @Verdade - Últimas https://ift.tt/3bKGSyS
0 comments:
Enviar um comentário