Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Novo foco da covid-19 no Distrito de Palma, mais duas crianças infectadas em Moçambique; ...

Grafismo de Nuno TeixeiraUm novo foco do novo coronavírus surgiu em Moçambique com o diagnóstico positivo de quatro moçambicanos no Distrito de Palma. Ainda nesta quinta-feira (14) testaram positivos mais quatro indivíduos, entre eles duas crianças. Com 115 casos positivos o Ministério da Saúde continua sem saber como foram infectados 12 indivíduos diagnosticados desde a semana passada, admitindo que a transmissão comunitária da covid-19 “já esteja a ocorrer” no nosso país.

“Até hoje, 14 de Maio de 2020, em Moçambique foram testados 5.119 casos suspeitos, dos quais 373 nas últimas 24 horas. Dos novos casos suspeitos testados, no laboratório do Instituto Nacional de Saúde, 365 revelaram-se negativos e oito, revelaram-se positivos, para covid-19”, anunciou a Directora Nacional de Saúde Pública que indicou que as amostras testadas são provenientes da vigilância activa em unidades sanitárias assim como de investigações epidemiológicas em curso: 22 da Província de Cabo Delgado, uma da Província de Nampula, onze da Província de Tete, três da Província de Manica, 14 da Província de Inhambane, duas da Província de Gaza, 146 da Província de Província de Maputo e 174 da Cidade de Maputo.

Foto do Ministério da SaúdeFalando em conferencia de imprensa a Dra. Rosa Marlene descreveu que os oito novos infectados são moçambicanos, quatro deles com sintomatologia leve a moderada e quatro sem sintomatologia.

Dois dos infectados estão em isolamento domiciliar no Distrito Kamaxakeni, na Cidade Maputo, um do sexo masculino com 18 meses de idade e outro do sexo masculino de 32 anos de idade, e são duas novas cadeias de transmissão cuja fonte do novo coronavírus não foi identificada.

O Director Nacional para a Área de Inquérito e Monitoria de Saúde clarificou que “a criança de 18 meses não é filha de nenhum caso, foi detectada no contexto da vigilância activa no Hospital Central de Maputo, neste momento o contexto domiciliar já está todo investigado (...) a linha de interacções sociais que podem ter levado à infecção desta criança não é ainda muito claro. É claro que a avó desta criança terá tido alguns sintomas de resfriado ou de gripe”.

Um novo caso positivo foi diagnosticado na Província de Inhambane, trata-se de uma menina de 5 anos de idade, residente na Cidade de Inhambane que é contacto do caso positivo reportado naquela província no dia 11 de Maio passado.

Identificado o 75º trabalhador da petrolífera Total em Moçambique com covid-19

As autoridade da Saúde revelaram o surgimento de um novo foco da pandemia, na sede do Distrito de Palma, na Província de Cabo Delgado com o diagnóstico de quatro indivíduos, três são do sexo masculino, todos com 29 anos de idade, e um indivíduo do sexo feminino, de 28 anos de idade.

Foto do Ministério da SaúdeO Dr. Sérgio Chicumbe explicou que não foi possível “estabelecer a relação directa com o acampamento de Afungi, seria uma especulação”, no entanto admitiu que “não se sabe em concreto qual terá sido o mecanismo de transmissão, entretanto nós temos claro que os mecanismos possíveis são uma transmissão comunitária que é uma hipótese considerada pelo Ministério da Saúde que já esteja a ocorrer, e a outra hipótese é exposição a caso positivo importado”.

A possibilidade que a transmissão comunitária esteja a acontecer em Moçambique parece ser corroborada com o surgimento de 12 novos casos cujas fonte de infecção as autoridades de são desconhecem a origem, estando no entanto claro não terem histórico de viagens para o exterior nem contactos com os trabalhadores da petrolífera que lidera o projecto Mozambique LNG.

O Cenário de Transmissão Comunitária é a fase mais grave da pandemia sendo caracterizado pela incapacidade de relacionar os casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos, ou aumentam de testes positivos através de amostras colhidas nos postos sentinelas.

Entretanto nos acampamentos da Total, na Península de Afungi, no Distrito de Palma, foi identificado o 75º trabalhador da petrolífera francesa em Moçambique com covid-19. Trata-se de indivíduo do sexo feminino, de 30 anos de idade que, de acordo com o Dr. Chicumbe tem “carga viral baixa”, indiciando ser uma infecção existente há varias semana e em fase conclusiva.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/3fPVjot

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário