Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Manuel de Araujo: MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DOS MUSEUS

Manuel de Araujo
Pedi a opiniao de um amigo sobre meu blog. Um daqules amigo de verdade, daqueles que nao hesitam em dizer-nos a verdade. Ele foi premptorio: 'Nada de desculpas esfarrapadas! Tens que ter um blog a altura!' Aceitei o desafio! Prometo trazer esse blogue a altura em 2010! Um blogue onde partilho algumas reflexoes sobre mim, sobre o nosso pais (Mocambique) , o nosso continente (Africa) e quica sobre o mundo! Desde ja estao convidadas/os a troca e debate de ideias, pois cogito ergo sum!
MENSAGEM ALUSIVA AO DIA DOS MUSEUS
May 18th 2012, 13:09

MUNICÍPIO DE QUELIMANE


CONSELHO MUNICIPAL

PRESIDENTE



Mensagem do Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane,

por Ocasião do Dia Mundial dos Museus



Em nome dos Munícipes, do Conselho Municipal da Cidade de Quelimane e em meu nome pessoal saúdo efusivamente o Mundo inteiro e a Organização das Nações Unidas, em particular, pela passagem da grandiosa e memorável data, que é o Dia Mundial dos Museus.

O Dia dos Museus para nós Quelimanenses, para os Moçambicanos e para o Mundo, em geral, reflecte a nobre intenção de o Homem tornar perpétuas as maravilhosas inspirações e lembranças dos seus resguardos. A preservação de imensos espaços naturais, artísticos e de ciência, constitui uma autêntica aposta do Homem no estabelecimento público de colecções de objectos e coisas várias que eternizam os seus feitos.

Os museus da História Natural, da Moeda, da Revolução e outros estabelecidos em Moçambique ilustram apenas enlace do País aos esforços das Nações Unidas para a colecção de coisas da ciência, das artes, das várias tecnologias e da cultura.

Quelimane está na senda daquelas iniciativas e propõe-se a se lançar no percurso do resgate das lembranças que julgamos ciência que iluminará as nossas mentes e a nossa cidade, na esfera mundial dos museus. Temos aqui bem próximo e nas entranhas da nossa urbe, a Catedral Velha, símbolo majestoso da presença portuguesa, na qual repousam distintos filhos do Povo Português e alguns fidalgos da então Coroa Portuguesa.

Porque não lançar a imagem daquele Monumento, para a possibilidade de se tornar o nosso museu, um Museu da História Nacional Política e Social, considerando-o Património Material e Cultural Nacional, a exemplo da Timbila, do Nyau e da Ilha de Moçambique, declarados património oral, imaterial e cultural da humanidade, pela UNESCO.

Os Munícipes, o Conselho Municipal da Cidade de Quelimane e o seu Presidente acolhem com grande satisfação o lema Museus no Mundo em Mudança, Desafios e Perspectivas e felicitam ao Mundo inteiro pela passagem de mais este aniversário consagrado aos Museus de todo o Mundo.



Quelimane celebra ete ano os seus 70 anos e nao tem nem sequer um museu! Assumamos o desafio de construir um Museu, ue seja da bicicleta ou do coco! Do cha ou do sisal, acucar, algodao ou de recursos naturais!

Ambarane Povo Moçambicano!

Ambarane Cidade de Quelimane!

Ambarane todo o Mundo!

Longa e Eterna Vida aos Museus.



Quelimane, aos 18 de Maio de 2012.-

O PRESIDENTE,



MANUEL A. A. L. DE ARAÚJO

/Professor Doutor/

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário