Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de julho de 2012

Notícias de Moçambique: Festival de Cultura: Lizha James e Ziqo ‘defraudam’ milhares de fãs. Sem explicação

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Festival de Cultura: Lizha James e Ziqo 'defraudam' milhares de fãs. Sem explicação
Jul 16th 2012, 05:34



Um número recorde de espectadores afluiu na noite de sábado ao Estádio 25 de Setembro e ao Museu de Etnologia, locais reservados a espectáculos de música ligeira inseridos na sétima edição do Festival Nacional da Cultura.

A mobilização de tão enorme multidão ao Estádio 25 de Setembro deveu-se a dois nomes, nomeadamente os músicos Lizha James e Ziqo, previamente anunciados pela organização do festival. Entretanto, contra todas as expectativas, nenhum dos dois se fez presente ao local do "show". Ninguém soube explicar ao público presente a razão da ausência daqueles artistas, escreve o jornal Notícias na sua edição desta segunda-feira.

Sabe-se, no entanto, que Ziqo tinha um espectáculo agendado para o mesmo dia, em Maputo, no espaço "Coconuts" ao lado do grupo sul-africano MI CASA que interpreta o estilo house music. E de Lizha James, conhecida como a rainha do pandza, nada se soube, porque a organização do evento não deu nenhuma explicação aos presentes.

Se no Estádio 25 de Setembro o motor da mobilização do público foram Lizha James e Ziqo, no Museu de Etnologia (espaço Fogueira) estavam lá dois grandes senhores da música moçambicana, Hortêncio Langa e Zé Mucavele. Para o gáudio do público amante dos bons sons.

Coube a Zé Mucavele abrir a noite com uma brilhante actuação, acompanhado de quatro bailarinas de tufo e dois percussionistas locais. Mucavele ainda fez um dueto com o professor Constantino Warrila, decano da música tradicional de Nampula.

Infelizmente, a actuação de Zé Mucavele teve de ser interrompida brusca e inesperadamente. De repente, já não conseguia mexer os dedos da mão esquerda e teve de ser evacuado para o Hospital Provincial de Nampula.

Mas o episódio não passou de um susto, o problema resolveu-se de imediato e Zé Mucavele ainda teve tempo de voltar para assistir à actuação de Hortêncio Langa que também, de forma soberba, soube dar alegria ao público que enchia por completo o quintal do Museu de Etnologia.

O "show" terminou com um "jam session" que juntou todos os artistas que desde quarta-feira última passaram por aquele palco e alguns locais que actuaram no Estádio 25 de Setembro, mas que sábado tiveram oportunidade de estar no Museu de Etnologia.

Além do sinal positivo do público, o dia de sábado foi também marcado por espectáculo de música e dança tradicional, incluindo projecção de filmes de produção nacional, nos bairros de Namikopo, Muatala, Muahivire, Namutequeliua e Casa da Cultura de Nacala. O anfiteatro da Academia Militar Samora Machel, na cidade de Nampula, acolheu grupos de teatro das províncias de Sofala, Inhambane e Cabo Delgado.

Nota de destaque é a apresentação em Namikopo do projecto "pós-amatodos".

De referir que o Ministro da Cultura, Armando Artur, e o Governador de Nampula, Felismino Tocoli, visitaram alguns locais onde decorriam as actividades do festival, em especial o bairro de Namikopo, onde foram assistir a apresentação da dança nyau, da província de Tete, a feira de gastronomia e ainda participaram da sessão do lançamento do livro "Ilha de Moçambique – na Alma dos Poetas", da autoria de Paulo Pires-Teixeira, acto que teve lugar na Biblioteca Pública Provincial Marcelino dos Santos.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário