Pesquisar neste blogue

domingo, 15 de julho de 2012

Notícias de Moçambique: PIC sem meios para investigação

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail PIC sem meios para investigação
Jul 16th 2012, 05:10



À entrada da rua John Issa (herói nacional), no coração da capital do país, a situação degradante do asfalto prenuncia a precariedade em que está mergulhado um dos sectores-chave de investigação criminal.

Curiosamente, no princípio da rua, para quem lança um breve olhar, a priori, depara com um edifício imponente. Aliás, pela natureza do trabalho que o edifício esconde dentro das suas paredes, a imponência é um elemento fundamental. Estamos a falar do edifício sede da Polícia de Investigação Criminal (PIC).Todavia, engana-se quem pensar que tudo dentro daquele majestoso edifício é um mar-de-rosas.

A nossa equipa de reportagem escalou a sede da PIC para ver, in loco, e descrever o cenário em que os agentes trabalham, para a melhor percepção do caro leitor.

Logo à entrada, a secretária lá instalada denuncia algo de anormal. Já no interior do edifício, no rés-do-chão, os bancos são de ferro e sem nenhuma comodidade para os seus utentes.

Os funcionários não possuem nenhum computador e nem as famosas máquinas de dactilografar, que o tempo se encarregou de extingui-las, abundam na PIC. Assim sendo, os únicos meios para escrever são a mão, o papel A4 (quando existe) e a famosa caneta BIC. Entretanto, vezes sem conta, os funcionários são obrigados a comprar com dinheiro do seu bolso esses parcos meios e quase nunca com direito a reembolso.

A situação é tão precária de tal forma que até os cacifos escasseiam para arquivar os expedientes. As poucas cadeiras que existem são obsoletas e há muito que clamam pela substituição.

 Este triste cenário é igual em todos os andares das instalações da nossa Polícia de investigação Criminal. Por exemplo, num dos gabinetes do quarto piso, a secretária de um dos inspectores acomoda apenas processos, pois nada indicia que a tecnologia que domina o século XXI, no caso o computador, alguma vez tenha pousado naquele lugar à disposição do ocupante da sala.

Contudo, o triste cenário em que a nossa PIC trabalha não afecta apenas aquele inspector, cuja sala visitámos. Aliás, aquele local é mais uma prova inequívoca da precariedade de condições oferecidas à PIC, pois até os processos que chegam são arquivados no chão, por falta de cacifo.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário