Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de julho de 2017

Supervisores do Censo 2017 em Nampula boicotam trabalhos

Mais de 50 supervisores provinciais que farão parte do IV Recenseamento Geral da População e Habitação – Censo 2017 – na cidade de Nampula, enviados aos distritos desta parcela do país para acompanhar a formação de recenseadores, suspenderam os trabalhos e regressaram à urbe, agastados, alegadamente devido à desorganização do processo e falta de logística.

Os visados apontam o dedo acusador ao delegado e presidente do gabinete do Instituto Nacional de Estatística (INE), Alberto Namahala, como sendo o protagonista da suposta desorganização.

Segundo eles, antes de viajarem para os distritos, reuniram-se com aquele dirigente, que lhes fez saber que ainda não havia dinheiro para custear as despesas de deslocação, mas pela pertinência do trabalho, a viagem não devia ser adiada. Os supervisores usaram os seus próprios meios, na expectativa de que seriam repostos, mas tal não aconteceu.

Nessa aventura, o alojamento seria suportado pelos governos distritais. Surpreendentemente, na última quinta-feira (20), o delegado e presidente do gabinete do INE, em Nampula, deu o dito por não dito, enviando mensagem aos administradores e secretários permanentes cujo teor era no sentido de não se providencia nenhuma logística para os supervisores e que declinava qualquer responsabilidade caso alguém fizesse o contrário.

Insatisfeitos com a atitude, os supostos lesados abandonaram os seus locais de trabalho e regressaram à cidade de Nampula, onde, na manhã da última sexta-feira (21), amotinaram-se defronte das instalações do INE para exigir explicações em torno da desconsideração a que foram sujeitos.

O grosso dos supervisores disse que já não há condições para dar continuidade ao trabalho que devia levar a cabo e exige do INE o pagamento dos seus subsídios.

Alguns entrevistados consideraram que o Censo 2017 em alguns distritos de Nampula pode não decorrer a contento devido a certas irregularidades e falta de transparência no recrutamento de determinados recenseadores, alguns dos quais com sérios problemas de leitura e escrita. Sobre este assunto, tentámos, sem sucesso, ouvir a versão de Alberto Namahala, o qual não se encontrava no seu local trabalho, segundo soube o @Verdade.



via @Verdade - Últimas http://ift.tt/2uXJ19x

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário