Pesquisar neste blogue

domingo, 22 de julho de 2018

Explosão em Cabul após chegada de vice-presidente exilado deixa 12 mortos

Pelo menos 12 pessoas morreram e dez ficaram feridas em um atentado suicida cometido neste domingo perto do aeroporto internacional de Cabul, onde minutos antes aterrou o avião no qual retornava do exílio na Turquia o vice-presidente afegão e antigo senhor da guerra, Abdul Rashid Dostum.

O atentado aconteceu às 17h local, perto do aeroporto internacional, depois que o agressor a pé detonou os explosivos que portava afirmou à Agência Efe o porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanikzai.

"O agressor planejava atacar o comboio" de Dostum, explicou o porta-voz, mas a explosão ocorreu "minutos depois que o vice-presidente deixou a área", acrescentou.

Entre os 12 mortos, além do agressor que também morreu, há civis e membros das forças de segurança, concluiu Stanikzai. Dostum, que viajou à Turquia quando era investigado por supostas torturas de seus seguranças a um rival político, tinha sido recebidos minutos antes no aeroporto internacional por dezenas de seguidores e autoridades locais.

A viagem de Dostum à Turquia em maio do ano passado aconteceu após semanas de especulações nos veículos de imprensa afegãos sobre a possível fuga depois que a Promotoria Geral abriu três meses antes uma investigação contra nove seguranças por supostamente torturar e estuprar um rival político.

Dostum é um dos líderes afegãos mais poderosos, com fama de sanguinário e um histórico de constantes mudanças de lado durante as guerras no Afeganistão desde a invasão soviética (1979-89) até a expulsão dos talibãs em 2001.

Como membro da Aliança do Norte, combateu com ajuda americana os talibãs que resistiam no norte do país e, segundo algumas denúncias, é responsável pela morte por asfixia de centenas deles feitos prisioneiros, durante a transferência dos meses para uma prisão em contentores praticamente fechados.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2O87eA8

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário