Pesquisar neste blogue

domingo, 19 de agosto de 2018

AJUDEM, encabeçada por Samora Machel Júnior, acusada de falsificar documentos de candidatura

A Associação Juvenil para o Desenvolvimento de Moçambique (AJUDEM), encabeçada por Samora Machel Júnior, é acusada de falsificação de documentos de candidatura de alguns membros, para as eleições autárquicas de 10 de Outubro próximo. A incriminação foi feita sexta-feira (17), à Comissão Nacional de Eleições (CNE), por pelo menos três indivíduos que constam da lista de candidatura e requereram a retirada dos seus nomes.

Os queixosos alegaram que nunca foram consultados pela agremiação no sentido de constarem do suporte da candidatura do filho do falecido Presidente Samora Machel.

Dois dos três cidadãos alegaram que tomaram conhecimento de que constam da lista de candidatura de “Samito” através de pessoas próximas e das redes sociais.

A CNE reuniu-se e discutiu o assunto durante o fim-de-semana, podendo, oportunamente, tornar pública a sua decisão.

Se o órgão que gere os processos eleitorais no país julgar esta reclamação procedente, a associação pela qual Samora Machel Júnior pretende concorrer a edil de Maputo pode ser excluída do processo, o que pode ser vexatório diante do partido Frelimo.

No dia 13 de Agosto em curso, Samora Machel Júnior deu indicação de ter desmamado do partido no poder, no qual nasceu e acresceu até se tornar homem do seu gabarito, e candidatou-se à presidência do Conselho Autárquico de Maputo pela AJUDEM.

Segundo o CIP, entre os cinco documentos que cada candidato deve apresentar à CNE no acto de candidatura, consta uma declaração de aceitação de candidatura.

Se o mandatário da lista da AJUDEM tiver apresentado falsas declarações de aceitação de candidatura dos contestatários em questão, tal “configuraria ilícito eleitoral punível com pena de prisão maior”.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2MrMgiR

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário