Pesquisar neste blogue

domingo, 19 de agosto de 2018

Albertino Mamba e Zeferina Marinho sagraram-se vencedores da segunda edição da Corrida Azul

Foto de Fim de SemanaOs atletas Albertino Mamba e Zeferina Marinho sagraram-se, no sábado, 18 de Agosto, vencedores da segunda edição da Corrida Azul, promovida pelo Standard Bank, no âmbito da sua responsabilidade social corporativa, associada às celebrações dos 124 anos da sua implantação em Moçambique.

A prova, que foi realizada em parceria com a Associação de Atletismo da Cidade de Maputo, tinha um "prize money" de mais de 500 mil meticais, repartido entre atletas federados, veteranos, populares e portadores de deficiência física.

O evento contou com a participação de atletas nacionais e internacionais e teve como ponto de partida e chegada a sede do Standard Bank, na avenida 10 de Novembro, na cidade de Maputo. Albertino Mamba e Zeferina Marinho, da categoria de federados, em masculinos e femininos, fizeram o percurso de 15 quilómetros em 50´42”62 e 63’26’’91, respectivamente, tendo recebido o prémio de 25 mil meticais cada.

A Corrida Azul, que reúne elementos para figurar entre as principais provas da modalidade organizadas no País, é uma das iniciativas que o Standard Bank promove para estimular os seus colaboradores e a sociedade a pautarem por hábitos saudáveis, para além de ser uma forma de massificar a prática do desporto, no geral, e do atletismo, em particular.

A participação de 975 atletas, entre nacionais e internacionais, foi um aspecto que impressionou o administrador delegado do Standard Bank, Chuma Nwokocha, que fez um balanço positivo da segunda edição da prova.

“O Standard Bank organiza esta prova como forma de promover o bem-estar das comunidades, pois estamos cientes da necessidade de se prestar mais atenção à saúde”, explicou Chuma Nwokocha, que se referiu, igualmente, à vertente desportiva da prova, organizada, pela primeira vez, em 2014.

A Corrida Azul serve, também, como “um vector de massificação do desporto, uma área na qual o Standard Bank está presente, através, por exemplo, do apoio ao Moçambola, o principal campeonato nacional de futebol”, acrescentou o administrador delegado.

Por seu turno, o director da prova e treinador de atletismo na Associação de Atletismo da Cidade de Maputo, Azarias Samuel, considerou, na ocasião, que a Corrida Azul proporcionou a oportunidade aos atletas de melhorar o seu desempenho, tendo mencionado o facto de estes terem ocupado cinco dos seis lugares do pódio na categoria de federados, em masculinos e femininos.

“É sempre importante ter instituições que promovem este tipo de iniciativas. O desempenho dos atletas superou as nossas expectativas. Os atletas internacionais só conseguiram um lugar no pódio. É sempre bom organizar estas provas e ter os moçambicanos a ganhar”, disse Azarias Samuel, que realçou o facto de esta ser a primeira prova de estrada a ser organizada, em 2018, a nível do País.

Ainda em relação aos atletas internacionais, Albertino Mamba, vencedor na categoria de federados em masculinos, afirmou que a sua presença confere maior competitividade à prova. Embora a vitória não tivesse constituído surpresa, Albertino Mamba confessou que não esperava ganhar com tanta facilidade: “Já sabia que iria ficar em primeiro, porque me preparei arduamente, principalmente por saber que teríamos atletas sul-africanos na prova”.

A preparação, associada à experiência, foi, também, um factor determinante na vitória de Zeferina Marinho, que está mais habituada às provas de pista: “Preparei-me bastante, embora com algum cuidado, porque vou participar, dentro de dias, nas provas nacionais”.

Entretanto, na categoria de veteranos femininos, Kate Rocha, Acina Jaime e Victória Joaquim conquistaram as três primeiras posições, respectivamente, tendo Kate Rocha doado o seu prémio monetário aos portadores de deficiência física que participaram na prova. Importa realçar que o percurso mais longo da Corrida Azul foi de 15 quilómetros, feito pelos atletas das categorias de federados e veteranos, enquanto os populares e os colaboradores do banco fizeram 10 quilómetros. ?



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2N4lIQD

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário