Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Programa de Desenvolvimento Empresarial: 30 PME preparam-se para os desafios do mercado

Representantes de trinta Pequenas e Médias Empresas (PME), provenientes da zona Sul do País, participaram, recentemente, na cidade de Maputo, num programa de imersão empresarial promovido pelo Standard Bank e pela multinacional Eni Rovuma Basin, com o objectivo de apoiar este segmento de empresas na validação dos seus modelos de negócio, e, por via disso, contribuir para a sua sustentabilidade e escalabilidade no mercado, que está a tornar-se cada vez mais competitivo e com maiores e melhores oportunidades.

A iniciativa, denominada #Ideate Bootcamp PME, insere-se no Programa de Desenvolvimento Empresarial, implementado pelo Standard Bank, através da sua incubadora de negócios, e pela Eni Rovuma Basin, com vista à promoção de ligações empresariais e de oportunidades para as PME.

Para o Standard Bank, o #Ideate Bootcamp PME afigura-se como uma plataforma de empoderamento e fortalecimento deste segmento de empresas, que desempenha um papel importante na economia do País.

Nesse sentido, o banco espera que esta iniciativa contribua para a criação e estabelecimento de um quadro de empreendedorismo desejável e ecossistema necessário para prestar o devido apoio às PME, de modo a que alcancem a inclusão, a estabilidade e a escalabilidade esperadas.

“Nós acreditamos nas PME e pretendemos, através desta iniciativa, contribuir para que tenham acesso às oportunidades que o mercado oferece, principalmente no sector de petróleo e gás”, explicou Arsénio Jorge, director de Canais e Distribuição do Standard Bank. Mais do que transmitir conhecimentos que permitem o aprimoramento das ideias de negócio, acrescentou Arsénio Jorge, esta iniciativa facilita a conexão de PME que têm produtos e serviços para oferecer às grandes companhias.

“Uma das coisas que incentivamos nesta plataforma é a troca de experiência, partilha de ideias e criação de sinergias entre as Pequenas e Médias Empresas para que, amanhã, possam juntar forças e participar em grandes oportunidades”, referiu o director de Canais e Distribuição do Standard Bank.

Os participantes do #Ideate Bootcamp PME mostraram-se satisfeitos por fazerem parte do segundo grupo de beneficiários desta iniciativa, que lhes permitiu adquirir ferramentas que em muito vão ajudar a transformar os seus negócios.

Abel Viageiro é um empreendedor que actua na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), estando, neste momento, a desenvolver um projecto de modernização da gestão dos sistemas de abastecimento de água. Para si, a formação foi muito útil, pois “pude perceber que tudo parte de uma ideia, mas isso só não basta. Para partir para a concretização e implementação há técnicas e ferramentas que nos foram transmitidas pelos facilitadores e que devem ser usadas para que as nossas soluções sejam bem acolhidas pelo nosso público-alvo. É um processo muito interessante que parte de uma simples ideia até a uma solução que responda às necessidades do mercado”.

Quem também participou nesta formação, destinada às PME, é Maria Taverna, que se dedica à produção de galinhas poedeiras e à comercialização e distribuição de ovos. Para esta empreendedora, o #Ideate Bootcamp PME tem ajudado a mudar a mentalidade dos empreendedores, principalmente dos principiantes, que almejam estabelecer-se e singrar no mercado.

“Esta iniciativa vai alavancar o nosso desempenho no mercado, pois nos dá a oportunidade de adquirir ferramentas que podem ser aplicadas no nosso dia-a-dia. Isso nos ajuda a melhorar a nossa forma de actuação, inclusive na identificação do público-alvo, que é muito fundamental para o negócio”, disse Maria Taverna.

O que acontece, segundo acrescentou a participante, “é que no início de uma jornada de empreendedorismo, temos muitas ideias mas precisamos de nos organizar e criar bases seguras que nos levem ao sucesso, e aqui na formação pude receber orientações sobre o que devo fazer para atingir os meus objectivos”.

Importa realçar que o #Ideate Bootcamp PME é ministrado pela ideiaLab e consiste numa imersão de três dias, durante os quais os participantes têm a oportunidade de utilizar metodologias que irão permitir avaliar, melhorar, desenhar e comunicar os seus modelos de negócio.



via @Verdade - Últimas https://ift.tt/2liJJLo

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário