Pesquisar neste blogue

sábado, 12 de maio de 2012

Diário de um sociólogo: Nos tempos

Diário de um sociólogo
Nos tempos
May 12th 2012, 22:55

Um enorme anúncio colocado em zona nobre do Bairro da Polana, cidade de Maputo, dá conta de que as LAM têm dois voos diários para Tete. Há dias soube que as South African Airways têm um voo diário para lá. Mas não só: até as Kenya Airways têm um voo para lá, mas ignoro a periodicidade.
Frenético movimento aéreo este, em direcção aos lucros tropicais, à quente capital dos minérios, ao poderoso reino do carvão, antiga província do Império do Mwenemutapwa, lá onde passa o majestoso Zambeze, dito Cuama nos documentos mais antigos.
E é pensando nesse frenético movimento, sobretudo em direcção ao cheiro do carvão, que me recordo de, nos tempos (saborosa expressão de uma das veredas do português moçambicano), bem recuados tempos, bem lentos, antropológicos tempos, coloniais tempos, a Tete urbana parar sempre que chegava um avião da ex-DETA, antecessora das LAM (não me lembro de quanto em quanto tempo). Era um espectáculo, era uma novidade sempre renovada que diluía o tédio e amaciava o calor dos - não pouvas vezes - 42/46 graus Celsius à sombra. Ou quando, uma vez por ano, via Zambeze, chegava a canhoneira vinda do Chinde, resfolegando ante o pasmo dos jacarés esquecidos da pressa e trazendo o espantoso diferente dos cocos índicos.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário