Pesquisar neste blogue

sábado, 12 de maio de 2012

Jornal Moçambicano Online: Cidade do Maputo: UE apoia projecto de água e saneamento

Jornal Moçambicano Online
Notícias dos Maiores Jornais de Moçambique
thumbnail Cidade do Maputo: UE apoia projecto de água e saneamento
May 12th 2012, 21:23



A União Europeia (UE) vai desembolsar, dentro de duas semanas, quatro mil euros para financiar a segunda fase do programa de água e saneamento urbano que está a ser implementado nos bairros de Mavalane A, Inhagoia A e B e Luís Cabral, arredores da cidade de Maputo.

Paul Malin, embaixador-chefe da Delegação da UE em Moçambique, disse que o valor faz parte de um pacote de dois milhões de euros (cerca de 70 milhões de meticais) que aquele bloco europeu se prontificou a disponibilizar para financiar este projecto em quatro anos.

O diplomata falava quarta-feira, em Maputo, à margem da cerimónia que marcou a passagem do Dia da Europa. Adiantou que a iniciativa vinca o desejo da União Europeia em ver Moçambique a avançar na criação de um futuro melhor para todos.

Para marcar a passagem da data, o embaixador-chefe da UE em Moçambique ofereceu equipamento de limpeza de drenagens, recolha de lixo e construção de latrinas melhoradas aos bairros de Mavalane A, Inhagoia A e B e Mavalane.

Rosária Mabica, representante da 'WaterAid', organização que coordena o projecto, disse que na primeira fase três bairros ficaram conectados à rede da Águas de Moçambique o que beneficiou cerca de 30 mil pessoas.

"Foram construídas latrinas melhoradas para 7600 famílias que garantiram o acesso a condições de saneamento e higiene seguros em cinco bairros, beneficiando 46 mil pessoas e construídos sete blocos sanitários escolares que beneficiaram 109 mil pessoas", disse Mabica.

Na segunda fase, o projecto prevê conectar mais quatro bairros à rede da empresa Águas de Moçambique, construir 20 quiosques de água, 20 fontanários, infra-estruturas que vão beneficiar 46 mil pessoas, 6615 latrinas a favor de 55434 indivíduos e sete blocos sanitários para escolas e 50 latrinas ecológicas, garantido boas condições de higiene para 101.439 pessoas.

Segundo a AIM, o projecto está a ser implementado pelas associações "Kutuanana Kamubukwana" (AKK), "PAMODZI" e "ESTAMOS", sem fins lucrativos, que pretendem avançar na implementação de um projecto de reabilitação da rede de abastecimento de água e esperam rubricar, num futuro breve, um contrato com o Conselho Municipal para a recolha de lixo.

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário