Parlamentares da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff informaram hoje que vão pedir ao Ministério Público Federal do Brasil uma investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por tráfico de influência, informa a imprensa local.
Numa reportagem da revista Veja publicada no domingo, Gilmar Mendes, magistrado do Supremo Tribunal Federal, afirma que o ex-presidente o chamou para uma conversa com o objetivo de pedir o adiamento do julgamento do "mensalão", esquema de corrupção ocorrido durante o seu governo.
Em troca, Lula da Silva teria oferecido uma proteção a Mendes na investigação do Congresso Nacional sobre o envolvimento de agentes públicos com o empresário do jogo ilegal Carlinhos Cachoeira. A assessoria de imprensa do ex-presidente afirmou à imprensa local que não comentaria o caso.
Ao jornal Folha de São Paulo, Gilmar Mendes afirmou que ficou "perplexo com o comportamento e as insinuações despropositadas" e que não tem nenhuma relação com Cachoeira. Quatro partidos da oposição ao Partido dos Trabalhadores, de Lula da Silva e Dilma Rousseff, afirmam que o ex-presidente cometeu crimes de tráfico de influência, corrupção ativa e coação do processo judicial, todos sujeitos a punição pelo código penal.
0 comments:
Enviar um comentário