Pesquisar neste blogue

terça-feira, 22 de maio de 2012

Reflectindo sobre Moçambique: Encerrados cinco pólos universitários e faculdades por funcionarem sem autorização

Reflectindo sobre Moçambique
Um blog que tenta trazer actualidade política de Moçambique para os moçambicanos e amigos de Moçambique vivendo fora do país. Este é também vosso, por isso tem o título "Reflectindo sobre Moçambique". É um dos espaços para debate e comentários. Os vossos comentários são bem vindos.
Encerrados cinco pólos universitários e faculdades por funcionarem sem autorização
May 22nd 2012, 14:29


O Ministério da Educação de Moçambique ordenou o encerramento de duas delegações e uma faculdade da Universidade Mussa Bin Bique (UMBB) e de duas delegações do Instituto Superior Alberto Chipande (ISTAC) por lecionarem sem autorização, divulgou hoje a imprensa.

Segundo o jornal Notícias, diário de maior circulação em Moçambique, o ministro da Educação, Zeferino Martins, determinou em despacho o encerramento das delegações da UMBB nos distritos de Mocuba e Pebane, província da Zambézia, centro do país, e da Faculdade de Ciências Agrárias em Pemba, na província de Cabo Delgado, norte do país.

Por sua vez, o ISTAC recebeu ordens do Ministério da Educação para fechar as delegações dos distritos de Gorongosa e Chemba, na província de Sofala.

No despacho ministerial, Zeferino Martins fundamenta a decisão do encerramento das cinco faculdades e delegações com o facto de funcionarem sem autorização e à margem da lei que regula o ensino superior em Moçambique.

Na segunda-feira, o conselho diretivo da UMBB anunciou o afastamento do reitor, Francisco Alar, para dar lugar a uma investigação a alegadas práticas irregulares protagonizadas pelo exonerado.

Recentemente, o patrono do ISTAC, Alberto Chipande, o general descrito pela história oficial moçambicana como o autor do primeiro tiro na luta contra o colonialismo português, contratou um escritório de advogados para impugnar a utilização do seu nome pela instituição, acusando-a de se aproveitar da sua imagem para obter vantagens supostamente ilícitas.

Fonte: Lusa in Notícias Sapo - 22.05.2012

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário