Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Notícias de Moçambique: Moçambique associado a cartéis de droga mexicanos

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Moçambique associado a cartéis de droga mexicanos
Jun 21st 2012, 08:46

A Notícia é assinada por Alex Pena, a partir de Nairobi, Quénia, e foi publicada em Inglês na versão electrónica da VOA. 




Oficiais da Administração de Combate à Droga dos Estados Unidos (Drug Enforcement Administration - DEA) da América, EUA, afirmam que os cartéis de drogas mexicanos estão a desempenhar um papel crescente no tráfico de drogas ilícitas em África. Os funcionários da DEA dizem que os cartéis usam cada vez mais a África para trânsito de drogas ilegais.

Os funcionários da DEA afirmam que suas investigações indicam que um número crescente de produtos químicos utilizados para a produção de drogas ilegais para os cartéis no México tem vindo de traficantes africanos.

A DEA diz ter documentado que os cartéis de droga mexicanos fazem referência a grupos criminosos em Moçambique, na República Democrática do Congo, no Gana e na Nigéria.

Jeff Breeden, o chefe da secção da DEA, diz ter observado a tendência de crescimento próprio dos grupos traficantes de droga no continente.

As operações de tráfico de droga mexicana e sul-americana estendiam-se até o outro lado do Atlântico como à África Ocidental, que servia como ponto de partida para as drogas contrabandeadas para o norte, para a Europa. Mas um número crescente de operações da DEA e de polícias locais, nos últimos anos, têm mostrado operações de tráfico de drogas que atingem mais a leste e a África sub-sahariana.

Num relatório apresentado ao Senado americano, pelo oficial da DEA baseado em Pretória, África do Sul, é referido que a polícia interceptou um navio de produtos químicos utilizados na fabricação de drogas ilícitas destinadas a um grupo de cidadãos mexicanos que operam a partir de Maputo, Moçambique.

Outras investigações levaram à prisão de três mexicanos e um operacional da Nigéria a partir de uma residência em Moçambique.

Breeden diz que as fronteiras desprotegidas dos Estados África, a falta da aplicação da lei, a corrupção, criam terreno privilegiado para as organizações de tráfico operarem livremente...

You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário