Reunido na sua 11ª sessão ordinária realizada esta segunda-feira (16) os membros do governo provincial de Nampula discutiram entre vários assuntos, o ponto de situação da estratégia de requalificação dos assentamentos informais e de desenvolvimento da cidade e do distrito de Rapale. Trata-se de um projecto através do qual pretende-se efectuar a requalificação e reduzir os níveis de pobreza urbana através do planeamento territorial, onde, igualmente, serão reservadas algumas regiões para a construção de vias de acesso, infra-estruturas comerciais, sociais, entre outras de uso público.
A porta-voz do encontro, Páscoa de Azevedo, deu a conhecer que, neste momento, a edilidade da cidade de Nampula encontra-se a realizar encontros de auscultação aos munícipes que, eventualmente, serão abrangidos pelo projecto devendo ser indemnizados e consequentemente reassentados em zonas aindas por identificar.
Segundo Páscoa de Azevedo, a iniciativa que vai impulsionar o desenvolvimento das comunidades da cidade de Nampula e o distrito de Rapale, será realizado de forma intercalar. Por exemplo, os trabalhos vão decorrer em curto (2009-2011), médio (2012-2015) e longo prazo (2015-2025).
Igualmente, pretende-se com a iniciativa facilitar a entrada e o respectivo encaminhamento de novos empreendimentos propiciadores do desenvolvimento das regiões e o melhoramento das condições de vida da população local.
A fonte explicou que nos locais onde a população a ser abrangida pelo projecto serão erguidas infra-estruturas sociais como unidades sanitárias, estabelecimentos de ensino, comerciais, entre outras, de forma a tentar satisfazer os anseios das pessoas a serem transferidas no sentido de não passarem necessidades relacionadas com benefícios dos serviços públicos.
Apesar de não revelar os valores a serem investidos no projecto, aquele responsável disse o executivo provincial de Nampula conta com o apoio da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e as instituições estrangeiras como a Sitsi Aliance e a Unihabitat. De referir que a 11ª sessão ordinária do governo provincial foi, igualmente, analisada a visita presidencial, Armando Emílio Guebuza que, sucessivamente, escalou os distritos de Mecuburi, Mogovolas, Meconta, Nacarôa e Nacala-porto.
A porta-voz da sessão considerou positiva a visita do estadista moçambicano à província de Nampula, pois a população das regiões teve a oportunidade de dialogra com o Presidente da República, cada um apresentando suas preocupações pessoais e comuns.
0 comments:
Enviar um comentário