Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Notícias de Moçambique: Governo cedeu mas muçulmanos querem mais

Notícias de Moçambique
Notícias de Moçambique - Sociedade, Economia, Política, Cultura, Educação, Saúde - O Seu Jornal Onde Você Estiver!
thumbnail Governo cedeu mas muçulmanos querem mais
Aug 17th 2012, 14:48

O Governo decidiu ceder parcialmente à exigência da Comunidade Islâmica em Moçambique, permitindo que, pelo menos no mês de Ramadão – considerado sagrado para esta religião – as mulheres pudessem frequentar as escolas trajadas de véu (burka) na cabeça.


Mas os muçulmanos dizem que querem mais. Querem a permissão do uso de véu todo o tempo, permanentemente, sem restrições.

Ontem, o Conselho Islâmico de Moçambique, através da Comissão dos Álimos de Nampula, convocou uma conferência de Imprensa na cidade de Nampula para revelar o seu desagrado com a circular nº. 06/GM/MINED/2012 que autoriza o uso de lenço nas instituições de ensino público e particular, mas somente no mês de Ramadão.

De acordo com o Sheik Abdulatifo Mussagy, porta-voz da Comissão dos Álimos de Nampula, a circular assinada pelo ministro da Educação, Zeferino Martins, a qual revoga a circular 1387/2012, de 31 de Julho, `atenta contra a religião muçulmana´ no país.

O Sheik Mussagy disse à Imprensa que `volvidos 50 anos do partido Frelimo e 37 da independência, esperava-se um Moçambique melhor, de paz, tolerância e respeito mútuo, onde a prioridade de agenda fosse a harmonia social em todas as regiões do país´.

`A Comunidade Muçulmana faz e fará parte do povo moçambicano até ao dia em que se publicar o contrário. Ela contribui desde a fase pré-colonial, colonial e pós-colonial até aos nossos dias, de grande forma para os diferentes aspectos de agenda do desenvolvimento deste país sem necessidade de se especificar. Todavia, não faz sentido somente ser utilizado e excluído´, disse o Sheik...


You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions

Related Posts by Categories



0 comments:

Enviar um comentário