Neste momento, há duas figuras que já submeteram as suas candidaturas, nomeadamente Tomás Frechaut, licenciado em educação física pela Universidade Pedagógica da Beira, e Simião Chissano, electricista afecto à Electricidade de Moçambique, ambos ex-praticantes de atletismo em Sofala.
Em conversa com a nossa Reportagem, Tomás Frechaut afirmou que no seu manifesto eleitoral constam como prioridades a legalização jurídica da associação e a promoção de campeonatos e léguas provinciais nas diferentes categorias, de forma a revolucionar o atletismo nesta parcela do país, que outrora foi uma referência nesta modalidade.
O candidato disse também que, caso seja eleito, estabelecerá parcerias com empresas públicas e privadas para o desenvolvimento do atletismo, criará núcleos nos distritos com o envolvimento de professores de educação física.
"Estabeleceremos parcerias com as direcções distritais da Educação e Cultura e Juventude e Desportos para a formação e pesquisa de talentos; estabeleceremos ainda parceria com a faculdade de educação física e desportos da Universidade Pedagógica (UP) da Beira para a formação, monitoria e avaliação das actividades inerentes ao atletismo; os estabelecimentos de ensino serão envolvidos directamente na promoção desta modalidade através dos professores de educação física", destacou acrescentando que haverá intercâmbios regionais de atletismo e incentivará os clubes e empresas a terem equipas desta modalidade.
"No nosso mandato, trabalharemos também em colaboração com o Núcleo Provincial de Combate ao Sida, a Direcção Provincial da Saúde, Gabinete Provincial de Combate à Droga e outros sectores, pois, o atletismo é um meio útil na promoção de práticas que desviem os jovens de maus hábitos", anotou Frechaut.
A lista de Tomás Frechaut está assim composta: Mesa da Assembleia: Rita Macamo (presidente), Maria Semedo (vice-presidente) e António Semente (secretário); Direcção: Tomás Frechaut (presidente), Luela Said (vice-presidente), Felisberto Mata (secretário-geral), Dércia Barreto (tesoureira) e Suzana Espada (vogal); Conselho Técnico e Área de Formação: Carlos Rodrigues (presidente), Silvestre (vice-presidente), Óscar Bire de Sousa (secretário) e Wilson da Silva e todos chefes dos núcleos distritais (vogais); Conselho Fiscal e Jurisdicional: José Guerra (presidente), Emidea Xadreque (vice-presidente), Januário Ngenga (secretário) e Joaquim António Buca (vogais); Marketing e Imagem, Manuel Filimone (presidente), Maria Luisa Matias (vice-presidente), Osvaldo Francisco Raposo (secretário) e José António Simbe (vogal); Informação: Julião Carlos (presidente), Nelo Armando (vice-presidente) e Pedro Ferrão (secretário).
Por sua vez, Simião Chissano candidata-se com o objectivo de massificar o atletismo em Sofala, com destaque para as camadas de formação. Afirmou que este desporto encontra-se actualmente numa situação triste nesta província, daí que "queremos aumentar o número de clubes filiados através de acordos com escolas e empresas, caso sejamos eleitos criaremos condições para a prática de atletismo nos bairros para a descoberta de talentos, abriremos núcleos nos locais de trabalho, vamos criar também comissões distritais de atletismo. Iremos incentivar os clubes através de competições de âmbito provincial e nacional, criaremos condições de enquadramento de novos talentos".
Chissano acrescentou que, a nível dos distritos, está prevista a promoção da prática de atletismo e consequentemente o aparecimento e consolidação de núcleos distritais de atletismo apoiando-os tecnicamente.No que diz respeito às competições, a fonte referiu que está planificada a organização de campeonatos de pista, estrada e corta-mato na cidade da Beira e nos distritos.
Também serão promovidos cursos de formação permanentes de treinadores e juízes cronometristas para melhorar o desempenho do atletismo.
Questionado sobre onde é que irá buscar meios para a concretização do que consta no seu manifesto, ele respondeu que há parceiros que estão interessados em apoiar, e outros ainda poderão ser aproximados. Aliás, "consta no nosso manifesto o diálogo permanente com os diversos agentes desportivos e empresariais", segundo acrescentou.
0 comments:
Enviar um comentário